Oeste da Bahia vai poder plantar a safra de soja 2020/21 uma semana mais cedo

Publicado em 24/07/2020 10:29 e atualizado em 24/07/2020 11:24
Alteração atende pleito dos produtores irrigados que planejam cultura do algodão após a soja. Mudança é de caráter experimental e será reavaliada ao final da safra, levando-se em conta dados de monitoramento ao longo de todo o ciclo
Armando Sá - Coord. do Programa Fitossanitário da AIBA

Podcast

Oeste da Bahia vai poder plantar a safra de soja 2020/21 uma semana mais cedo

 

Download

Os produtores do Oeste da Bahia vão poder iniciar a semeadura da soja uma semana mais cedo na próxima safra 2020/21. O início dos trabalhos, que costuma ser em 8 de outubro, foi antecipado para  o dia 1 de outubro atendendo uma reivindicação dos produtores irrigados, principalmente os que cultivam o algodão após a soja.

Segundo o coordenador do programa fitossanitário da AIBA, Armando Sá, a mudança foi implementada em caráter experimental e existe sob uma série de condicionantes, onde o produtor interessado deverá se inscrever junto aos órgãos regionais e seguir uma série de protocolos.

Até o momento, 7 mil hectares já estão inscritos para iniciar a semeadura mais cedo e a expectativa é de chegar em até 80 mil.

Sá destaca ainda que, uma equipe de mais de 20 técnicos estará em campo para monitorar esta safra e verificar o avanço de pragas e doenças, especialmente a Ferrugem Asiática, que chegou à região em fevereiro na safra 2019/20 e em janeiro no ciclo 2018/19.

 Ao final da safra haverá uma reunião com todos os órgãos e associações da região para analisar os dados desta safra e determinar se a alteração na data de início da semeadura da soja ficará em definitivo para os demais anos ou se retomar para o dia anterior.

Confira a íntegra da entrevista com o coordenador do programa fitossanitário da AIBA no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja se alinha antes do novo USDA e opera com leves baixas na Bolsa de Chicago nesta 3ª feira
Produtor de MT vendeu quase metade da safra de soja, aponta Imea
Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago, dólar perde os R$ 5,20 e preços sentem no Brasil
USDA informa venda de mais de 260 mil t de soja para a China
AgRural: Com colheita de soja em 16% no Brasil, RS segue como maior preocupação
Soja/Cepea: Cotações se estabilizam neste começo de mês