Está na hora de iniciar o controle de ervas daninhas; saiba o que fazer para manejar plantas resistentes

Publicado em 12/08/2020 12:11 e atualizado em 13/08/2020 05:47
Leandro Albrecht - Professor da Universidade do Paraná - UFPR
A chegada das chuvas na metade sul do país vai possibilitar o início dos trabalhos de controle das daninhas e o preparo da área para o plantio em setembro

Podcast

Entrevista com Leandro Albrecht - Professor da Universidade do Paraná - UFPR sobre a Dessecação da área cultivada com a Soja

Download

Área tratada com agroquímicos cresce 6% no Brasil no 1º semestre

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - Puxada pelos cultivos de soja, milho e algodão, a área tratada com defensivos agrícolas cresceu 6% no primeiro semestre do ano no Brasil, para 643,2 milhões de hectares, informou o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) nesta quarta-feira.

A receita das indústrias do setor, no entanto, ficou praticamente estável no semestre, em relação ao mesmo período de 2019, em 6,04 bilhões de dólares.

O tratamento das áreas de soja aumentou 33% de janeiro a junho, seguido pelas lavouras de milho (+29%) e algodão (+18%), disse o sindicato.

"Soja, milho, algodão e cana, juntos, representam cerca de 80% do mercado de defensivos agrícolas no país", disse em nota o presidente do sindicato, Julio Garcia.

A estimativa de área tratada é muito maior do que o plantio efetivo no Brasil porque uma mesma fazenda recebeu aplicação de defensivos mais de uma vez.

Garcia ainda afirmou que a contenção de pragas, doenças e ervas daninhas é um desafio cada vez maior, exigindo a ação de soluções mais complexas e inovadoras para proteção das plantas.

Quanto aos produtos, os inseticidas representaram 36% das aplicações, os fungicidas 33%, e os herbicidas 22%.

"No 1º semestre de 2020, as pragas estiveram mais agressivas do que nunca. A soja exigiu diferentes mecanismos de defesa para combater uma doença muito agressiva de difícil controle: a ferrugem asiática", afirmou.

Percevejos e ácaros foram os insetos que mais necessitaram de tratamentos e, no caso de ervas daninhas, capim amargoso e buva exigiram modos de ação diferenciados para combatê-los.

Em relação ao milho safrinha, foi preciso aumentar o uso de inseticidas para combater cigarrinhas e percevejos, enquanto manchas foliares e ferrugem demandaram mais aplicações de fungicidas.

Quanto ao algodão, a doença mais agressiva continua sendo a ramulária, levando os agricultores também a usar mais fungicidas. O manejo de resistência também foi intensificado na primeira metade do ano.

Na perspectiva geográfica, Mato Grosso foi o Estado que mais demandou defensivos agrícolas no período, representando 28% do total, seguido por São Paulo (13%) e Matopiba (12%) --região formada pelo Maranhão, Tocantins, Piauí e oeste da Bahia.

CÂMBIO

No segundo trimestre do ano, o faturamento da indústria recuou 3,1%, atingindo 1,36 bilhão de dólares, e contribuindo para limitar o avanço do semestre.

O Sindiveg explicou que a desvalorização cambial foi outro grande desafio para a indústria, que adquire insumos importados e ainda não conseguiu repassar integralmente o aumento desta variação integral ao mercado.

A moeda norte-americana registrou seu pico em relação ao real no segundo trimestre, impulsionada pela pandemia do novo coronavírus, e chegou a ser negociada perto de 6 reais.

"Vale lembrar o importante papel das indústrias de defensivos agrícolas como financiadoras da produção agrícola brasileira. Nosso prazo de financiamento médio atingiu 240 dias, aumentando mais de 20%", disse Garcia.

"As empresas do setor agroquímico comprometeram-se e estão se esforçando muito para conseguir garantir recursos suficientes para financiamento do setor", acrescentou.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário