Abrass descarta falta de sementes de soja para esta safra e ressalta importância do plantio apenas em boas condições

Publicado em 15/09/2020 11:19 e atualizado em 15/09/2020 12:27
Associação estima que 99% dos produtores já estão com as sementes necessárias para o plantio da safra e não se preocupa com falta de sementes em caso de replantio pela falta de chuvas. Período de estiagem demanda maior atenção na armazenagem das sementes e na semeadura para garantir potencial produtivo
Gladir Tomazelli - Vice-Presidente da Abrass

Podcast

Abrass descarta falta de sementes de soja para esta safra e ressalta importância do plantio apenas em boas condições

 

Download

O plantio da safra de soja 2020/21 está prestes a começar em diversas regiões produtoras do Brasil e 99% dos produtores já estão com todas as sementes necessárias para o plantio adquiridas.

Segundo o vice-presidente da Abrass, Gladir Tomazelli, neste momento de falta de chuvas é necessário que os produtores se atentem para a armazenagem correta das sementes e aguardem condições favoráveis para iniciar os trabalhos de plantio.

A liderança explica que o tempo seco e temperaturas elevadas podem diminuir o potencial produtivo de sementes entregues há muito tempo e mal armazenadas. Além disso, problemas no plantio e na germinação das plantas podem tirar até 15 sacas por hectare da produtividade final das lavouras.

Apesar do temor de alguns produtores sobre a possibilidade de falta de sementes no mercado em caso de necessidade de replantio, Tomazelli garante que o mercado está abastecido com mais oferta do que demanda e não há esse risco, a menos que haja uma crise hídrica muito violenta e fora dos padrões.

“Em algumas regiões poderá ocorrer a falta de algumas cultivares mais desejadas e que, regionalmente, tem um melhor resultado e diante disso, tenha-se que plantar aquilo que se encontrar. Mas hoje em dia a possibilidade de produzir mal por causa de uma variedade é muito difícil, as variedades no mercado são muito produtivas e tem uma performance muito alta”, diz.

Por fim, Tomazelli destaca que a relação de troca nesta safra 20/21 foi muito favorável aos produtores de soja que compraram sementes baratas e conseguem altos preços na venda dos grãos. Por outro lado, as contas do produtor de sementes estão mais apertadas com a cobrança de royalties e o aumento no custo das matérias primas.

Confira a íntegra da entrevista com o vice-presidente da Abrass no vídeo.

Leia Mais:

+ Vazio sanitário acabou, mas MT ainda não tem condições de plantio e situação preocupa para produtores de algodão

+ Vazio sanitário no MS se encerra amanhã, mas somente 5% dos produtores devem conseguir iniciar o plantio da soja em setembro

+ Cuidado com a semeadura da soja deve ser redobrado porque pode faltar semente para replantio, alerta Aprosoja PR

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira