Plantio da soja já começou no Paraguai, mas 90% do país ainda não têm boas condições de semeadura

Publicado em 21/09/2020 11:12 e atualizado em 21/09/2020 13:20
Produtores paraguaios aguardam confirmação das chuvas previstas para esta semana antes de lançar as sementes para a safra 2020/21. Custo de produção foi menor neste ano, mas rentabilidade vai depender do volume da produção
Eno Michels - Presidente da APS

Podcast

Plantio da soja já começou no Paraguai, mas 90% do país ainda não têm boas condições de semeadura

 

Download

A safra 2020/21 de soja já começou no Paraguai com o início dos trabalhos de plantio na parte sul do país. Apesar disso, mais de 90% das lavouras paraguaias ainda não tem condições ideais de semeadura e os produtores aguardam a chegada das chuvas.

Segundo o presidente da APS (Associação dos Produtores de Soja, Oleaginosas e Cereais do Paraguai), Eno Michels, existem previsões de precipitações por volta do dia 25 de setembro, mas apenas com 50% de chances de se concretizarem. Sendo assim, a recomendação aos produtores é que aguardem e não comecem a plantar sem as chuvas garantidas.

Neste ciclo, o Paraguai deve repetir a área cultivada com a oleaginosa em cerca de 3,5 milhões de hectares e atingir produção entre 10 e 10,5 milhões de toneladas. Michels destaca que, com o plantio devendo acontecer em outubro a janela ainda é favorável para a soja, mas começa a preocupar para a segunda safra de milho em 2021.

A liderança aponta ainda que os custos de produção para esta safra foram menores do que a anterior e que as recentes altas na Bolsa de Chicago favorecem as vendas em dólar no Paraguai, que entra na safra pouco vendido. A rentabilidade vai depender por tanto das condições climáticas para se ter grandes produções.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente da APS no vídeo.

Leia Mais:

+ Plantio da safra de soja 20/21 já começou no Mato Grosso para produtores irrigados em Sorriso

+ Vazio sanitário no MS se encerra amanhã, mas somente 5% dos produtores devem conseguir iniciar o plantio da soja em setembro

+ Marcos da Rosa fala sobre o fim do vazio no MT, que ainda não tem condições de plantio

+ Cuidado com a semeadura da soja deve ser redobrado porque pode faltar semente para replantio, alerta Aprosoja PR

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes