Produtor de Balsas/MA vai inaugurar sistema de irrigação nesta safra e espera 20% a mais de produtividade

Publicado em 02/10/2020 11:54 e atualizado em 02/10/2020 13:22
Outra vantagem vai ser a possibilidade de cultivar o milho safrinha nessas áreas com pivô irrigante, o que não é possível nas tradicionais lavouras de sequeiro
Zildomar Manthey - Proprietário da Fazenda Santa Helena

Podcast

Produtor de Balsas/MA vai inaugurar sistema de irrigação nesta safra e espera 20% a mais de produtividade

 

Download

A safra de soja 2020/21 terá uma novidade na propriedade de Zildomar Manthey no município de Balsas no Maranhão. Pela primeira vez, ele contará com uma parcela de sua lavoura com sistema de irrigação.

O produtor rural conta que iniciou os trabalhos de planejamento ainda em novembro de 2019 com as contas, os projetos de viabilidade e estudos para armazenamento de água. Em janeiro a perfuração dos poços começou e em seguida a montagem dos pivôs. Por fim, os reservatórios foram enchidos com água para iniciar o plantio na próxima semana.

Com irrigação de 390 dos 2.035 hectares da propriedade, Manthey espera ampliar sua produtividade entre 15% e 20% nesta safra de soja e conseguir investir no cultivo da segunda safra de milho em 2021, o que é inviável para lavouras de sequeiro na região.

As perspectivas também são boas no que diz respeito a comercialização destas produções. O milho na região gira em torno de R$ 52,00 na região e pode ficar ainda mais caro para o ano que vem. Já na soja, foram fechados negócios com patamares menores do que os atuais, mas um eventual acréscimo na produtividade pode dar novas oportunidades com preços maiores.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira