Altas temperaturas em São Paulo impossibilitam plantio da soja até mesmo em áreas irrigadas

Publicado em 02/10/2020 12:00
Aprosoja SP alerta para rápida evaporação da umidade devido ao calor e recomenda que produtor paulista tenha calma neste momento, aguardando mais umidade no solo, chuvas constantes pela frente e diminuição da temperatura
Gustavo Chavaglia - Presidente Aprosoja SP

Podcast

Altas temperaturas em São Paulo impossibilitam plantio da soja até mesmo em áreas irrigadas

 

Download

Os produtores de São Paulo ainda não têm condições de iniciar o plantio da safra de soja 2020/21. Nem mesmo os mais ao Sul do estado, que receberam algumas chuvas nos últimos dias, ou os com áreas irrigadas conseguem começar os trabalhos.

Segundo o presidente da Aprosoja SP, Gustavo Chavaglia, é preciso aguarda melhores condições em três pontos principais. Mais umidade no solo, chuvas constantes previstas para os próximos dias e redução das temperaturas, que estão muito elevadas e evaporam a umidade até mesmo das lavouras com pivô.

A expectativa no estado é que o plantio da soja possa acontecer na janela entre 10 de outubro e 10 de novembro garantindo ainda boa janela para esta safra que deve registrar aumento de área cultivada, crescendo sobre canaviais em reforma, e acréscimo na produção final.

A liderança explica que a ocorrência do La Niña pode diminuir a quantidade de chuvas nas lavouras mais ao Sul de São Paulo, mas aumentar as precipitações mais ao Norte, garantindo assim as condições médias favoráveis para o estado como um todo.

Na comercialização, 42% das mais de 3 milhões de toneladas previstas para esta safra já foram negociadas com patamares de preços começando em R$ 80,00 e indo até R$ 110,00. Para Chavaglia, a necessidade do mercado por soja é grande e o produtor deve aguardar um pouco para voltar a vender, apostando em novas valorizações.

Confira a entrevista completa com o presidente da Aprosoja SP no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira
Soja sem novidades em Chicago e a baixa demanda pelo grão americano promovem dia de muita oscilação, mas poucas mudanças no preços
Emater: Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul