Vazio sanitário se encerrou em Tocantins, mas plantio da soja deve começar por volta do dia 10 de outubro

Publicado em 02/10/2020 12:02
Condições climáticas ainda não são favoráveis para o plantio desta safra que deve ter aumento na área cultivada e acréscimo na produtividade. Aprosoja TO destaca grande volume de vendas antecipadas e comemora derrubada da cobrança do ICMS de frete no estado
Maurício Buffon - Presidente da Aprosoja Tocantins

Podcast

Vazio sanitário se encerrou em Tocantins, mas plantio da soja deve começar por volta do dia 10 de outubro

 

Download

O vazio sanitário no Tocantins se encerrou no último dia 30 de setembro e os produtores do estado estão autorizados a plantar sua safra de soja 2020/21 a partir deste mês de outubro. Apesar disso, o início dos trabalhos ainda deve demorar um pouco, no aguardo de melhores condições climáticas.

Segundo o presidente da Aprosoja TO, Maurício Buffon, o clima ainda está muito seco e quente, mas existe previsão de precipitações para o dia 10 de outubro, o que propiciar a largada da semeadura no estado.

Para esta safra 2020/21, a Aprosoja estima um aumento entre 7% e 9% na área cultivada com a expansão das fronteiras agrícolas e um incremento de 12% na produtividade média já que muitas áreas novas vão se consolidando.

Buffon destaca que Tocantins é um dos estados mais adiantados na comercialização desta próxima produção, com vendas registradas entre 60% e 65% do total com preço médio entre R$ 85,00 e R$ 90,00.

Para a liderança, essas vendas abaixo dos atuais patamares de mercado não são perdas aos produtores, mas sim parte do planejamento de negociações, travando custo e se protegendo do mercado. Inclusive, comercializações para a safra 2021/22 já acontecem no estado com trocas por insumos.

Confira a entrevista completa com o presidente da Aprosoja TO no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rio Uruguai começa a subir e submergir lavouras de arroz e soja em São Borja (RS)
Soja apresenta quedas em Chicago na manhã desta quarta-feira (8)
Soja em Chicago realiza lucros depois dos últimos pregões positivos ; canal de alta está mantido mas dependente de novidades nos EUA
Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior