Ainda aguardando chuvas, Rondônia plantou apenas 2% da área de soja enquanto na safra passada já estava em 30%

Publicado em 06/10/2020 11:02
Presidente da Aprosoja RO destaca plantio com mais dificuldades dos últimos anos, mas ainda espera boa safra e projeta janela favorável para o milho safrinha caso a soja seja semeada até o dia 20 de outubro
Juca Masutti - Presidente da Aprosoja RO

Podcast

Ainda aguardando chuvas, Rondônia plantou apenas 2% da área de soja enquanto na safra passada já estava em 30%

 

Download

Na safra passada, 2019/20, Rondônia já registrava 30% das lavouras de soja semeadas neste período do ano. Já neste ciclo 2020/21 este percentual nem chega aos 2%, no que o presidente da Aprosoja RO, Juca Massutti, classifica como ano mais difícil para o plantio de que ele se lembra.

A liderança comenta que apenas poucos produtores que receberam chuvas localizadas já puderam iniciar os trabalhos, enquanto o restante do estado aguarda as precipitações previstas para esta semana.

Massutti destaca que, o ideal na parte sul do estado seria semear as lavouras até o dia 20 de outubro e no norte até 21 de novembro. Com isso, ficariam garantidas boas janelas de cultivo tanto para a soja, quanto para o milho segunda safra em 2021.

Estimulados por preços que começaram em R$ 78,00 e foram até os R$ 100,00, os produtores rondonienses já comercializaram entre 60% e 70% da produção prevista para esta safra, mas permanecem de olho no mercado e nas movimentações cambiais, que ainda podem alterar a margem de lucro.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Aprosoja RO no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira