Produtores do RS sofrem com a falta de chuvas para plantio da soja e desenvolvimento do milho; La Niña já liga sinal de alerta

Publicado em 23/10/2020 10:26 e atualizado em 23/10/2020 12:13
Aprosoja destaca importância de realizar plantio dentro de boas condições para garantir expectativa de produzir 20 milhões de toneladas de soja. Produtores venderam parte das produções com bons preços e agora aguardam consolidação das lavouras antes de avançar na comercialização
Décio Teixeira - Presidente Aprosoja RS

Podcast

Produtores do RS sofrem com a falta de chuvas para plantio da soja e desenvolvimento do milho; La Niña já liga sinal de alerta

 

Download

O produtor gaúcho segue sofrendo com questões climáticas para dar andamento às suas lavouras. A safra de verão 2019/20 já sofreu com estiagem ao longo do ciclo, a safra de inverno 2020 enfrentou geadas fortes e seca, que agora também já impacta a safra verão 2020/21.

Segundo o presidente da Aprosoja RS, Décio Teixeira, o plantio da soja está atrasado e as lavouras de milho já apresentam sinais de prejuízos após já terem dificuldades de plantio e ficarem restritas praticamente apenas às áreas irrigadas.

A liderança aponta que nos últimos dias houve registro de precipitações na região da fronteira e que a expectativa é para que essa chuva se espalhe para o centro do estado e para a região norte, melhorando as condições gerais do Rio Grande do Sul e mantendo a perspectiva de 20 milhões de toneladas de soja nesta safra.

Como a janela ideal de semeadura no estado vai até o final de novembro, essa idéia de boas safras ainda é possível caso a chuva se regularize. Porém, os produtores estão atentos a possibilidade de ocorrência do La Niña, que pode prejudicar o clima na região Sul ao longo deste ciclo.

No campo da comercialização, Décio relata que cerca de 35% desta safra já foi vendida com os produtores aproveitando preços entre R$ 82,00 e R$ 130,00 nos últimos dias, mas agora optam por segurar novas vendas aguardando qual será o desenvolvimento das culturas.

Confira a entrevista completa com o presidente da Aprosoja RS no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços da soja retomam fôlego e fecham 4ª em alta na Bolsa de Chicago, acompanhando o óleo
Preços da soja voltam a subir em Chicago nesta 4ª feira, acompanhando retomada do óleo
Soja: Preços têm leves baixas em Chicago nesta 4ª, dando sequência às perdas da sessão anterior
Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023