Falta de chuvas impede sequência do plantio e desenvolvimento da soja em Cândido Mota/SP

Publicado em 05/11/2020 11:02
Atividades estão atrasadas e prejuízo para a segunda safra de milho em 2021 já é certo com redução do potencial produtivo do cereal. Mesmo aqueles produtores que receberam alguma chuva e plantaram a soja, já começam a sofrer com o crescimento das plantas aquém do desejado
Antônio José Tondato - Produtor Rural - Cândido Mota/SP

Podcast

Falta de chuvas impede sequência do plantio e desenvolvimento da soja em Cândido Mota/SP

 

Download

O plantio da safra de soja 2019/20 está bastante irregular na região de Cândido Mota em São Paulo, assim como estão os regimes de chuvas. Algumas áreas já chegam à 80% de semeadura, outras não passam dos 20% e, em algumas, as atividades ainda nem começaram.

Segundo o produtor rural Antônio José Tondato, o plantio aconteceu com chuvas entre 10 e 20 mm, mas a estiagem já preocupa para dificuldades de desenvolvimento das lavouras e já há inclusive relatos de replantios na região.

Essa dificuldade para implementar a safra verão já irá causar estragos certos na segunda safra de milho em 2021, já que para garantir a melhor janela ao cereal seria preciso plantar a soja até o dia 30 de outubro. Depois desta data as lavouras de milho reduzem o potencial produtivo e ficam mais suscetíveis à falta de chuvas e geadas no final do ciclo.

Com isso, os produtores da região pararam de fechar novos contratos mesmo com os excelentes preços atuais de R$ 150,00 a saca de soja e R$ 72,00 para o milho.

Confira a entrevista completa com o produtor rural de Cândido Mota/SP no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com possibilidade de novas greves na Argentina, farelo sobe mais de 1% em Chicago e soja acompanha
Soja fecha em alta na CBOT após sessão volátil, mas impacto dos ganhos ainda é limitado no BR
Colheita da soja começa na região de Cascavel/PR com projeção de altas produtividades
Uso de bioinsumos eleva em mais de 8% a produtividade da soja no Paraná
Soja realiza lucros em Chicago nesta 4ª feira, após disparada na sessão anterior
Apesar de relatório neutro, soja fecha 3ª feira com altas de dois dígitos na Bolsa de Chicago