Falta de chuvas impede sequência do plantio e desenvolvimento da soja em Cândido Mota/SP

Publicado em 05/11/2020 11:02
Atividades estão atrasadas e prejuízo para a segunda safra de milho em 2021 já é certo com redução do potencial produtivo do cereal. Mesmo aqueles produtores que receberam alguma chuva e plantaram a soja, já começam a sofrer com o crescimento das plantas aquém do desejado
Antônio José Tondato - Produtor Rural - Cândido Mota/SP

Podcast

Falta de chuvas impede sequência do plantio e desenvolvimento da soja em Cândido Mota/SP

 

Download

O plantio da safra de soja 2019/20 está bastante irregular na região de Cândido Mota em São Paulo, assim como estão os regimes de chuvas. Algumas áreas já chegam à 80% de semeadura, outras não passam dos 20% e, em algumas, as atividades ainda nem começaram.

Segundo o produtor rural Antônio José Tondato, o plantio aconteceu com chuvas entre 10 e 20 mm, mas a estiagem já preocupa para dificuldades de desenvolvimento das lavouras e já há inclusive relatos de replantios na região.

Essa dificuldade para implementar a safra verão já irá causar estragos certos na segunda safra de milho em 2021, já que para garantir a melhor janela ao cereal seria preciso plantar a soja até o dia 30 de outubro. Depois desta data as lavouras de milho reduzem o potencial produtivo e ficam mais suscetíveis à falta de chuvas e geadas no final do ciclo.

Com isso, os produtores da região pararam de fechar novos contratos mesmo com os excelentes preços atuais de R$ 150,00 a saca de soja e R$ 72,00 para o milho.

Confira a entrevista completa com o produtor rural de Cândido Mota/SP no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea
Prêmios da soja começam a subir e produtor tem bom momento para travas pensando na safra 24/25, diz analista
Preços da soja sobem em Chicago nesta 6ª feira, acompanhando demais commodities
Prêmios da soja disparam na primeira quinzena de maio, atingem maior patamar do ano e sinalizam oferta mais curta no Brasil
Colheita de soja do RS atinge 85% da área; Emater vê "drástica" redução na qualidade