Estiagem atrasa o plantio da soja na região de Sapezal/MT e contratos com vencimento em janeiro/21 ficam sob risco

Publicado em 09/11/2020 10:48
Falta de chuvas dificulta avanço do plantio e prejudica desenvolvimento das lavouras, muitos produtores já avaliam necessidade de replantio. Janela para o milho safrinha já está comprometida e semeadura do cereal deve se estender pelo mês de março
José Guarino Fernandes - Delegado e Conselheiro Fiscal da Aprosoja/MT

Podcast

Estiagem atrasa o plantio da soja na região de Sapezal/MT e contratos com vencimento em janeiro/21 ficam sob risco

 

Download

Ainda restam áreas para serem semeadas com soja na região de Sapezal no Mato Grosso. Além do atraso no plantio, a falta de chuvas também dificulta a germinação e desenvolvimento das áreas plantadas, o que leva muitos produtores a realizarem avaliações em suas áreas para verificar a necessidade de replantio.

Segundo o delegado e conselheiro fiscal da Aprosoja/MT, José Guarino Fernandes, nesta madrugada foram registradas precipitações em algumas partes do município, mas ainda irregulares e mal distribuídas, com alguns produtores já há 25 dias sem chuvas.

Um fator que preocupa os produtores é que os contratos fechados para entrega em janeiro de 2021 estão sob risco, já que com este atraso no início da safra deve diminuir o volume disponível para colheita logo no início do ano.

Para a segunda safra, a janela para o algodão já está encerrada e a do milho também já passou da melhor data. Para Fernandes, mesmo assim o plantio do milho ocorrerá em todas as áreas planejadas com as atividades devem se estender pelo mês de março e apostando na sequência de chuvas até maio.

A liderança destaca ainda que, caso sejam necessários replantios, os custos de produção vão subir muito, principalmente no que diz respeito às sementes. Mesmo assim, os preços históricos de venda da soja são suficientes para garantir rentabilidade caso a produção seja boa.

Confira a íntegra da entrevista com o delegado e conselheiro fiscal da Aprosoja/MT no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira