Dificuldades no plantio da soja em Campos de Júlio/MT devem impossibilitar cumprimento de contratos para janeiro/fevereiro

Publicado em 13/11/2020 11:29
Produtores vão ter que renegociar com as empresas para a entrega da soja, que já deve registrar queda de produção em função do atraso de plantio e falta de chuvas para desenvolvimento das lavouras. Área de milho segunda safra deve ser menor do que o planejado e grãos terão menos qualidade
Tiago Daniel Comiran - Produtor Rural de Campos de Júlio - MT

Podcast

Dificuldades no plantio da soja em Campos de Júlio/MT devem impossibilitar cumprimento de contratos para janeiro/fevereiro

 

Download

A falta de chuvas dificultou, atrasou e paralisou o plantio da safra de soja 2020/21 em Campos de Júlio no Mato Grosso. Até o momento, ainda restam 5% das áreas para serem semeadas, mas as perdas de produtividade já são dadas como certas.

Segundo o produtor rural Tiago Daniel Comiran, uma parte do município registra boas germinações e desenvolvimento, mas em outra, muitas lavouras estão ruins, precisando de replantio ou até mesmo abandonadas.

Ele alerta que é preciso novas chuvas nos próximos dias, mesmo para as melhores áreas da região, e que com certeza a quebra desta safra será grande.

Diante disso, os produtores se preocupam com o grande número de contratos firmados para janeiro e fevereiro que ficarão difíceis de cumprir. Comiran destaca que será preciso renegociar com as empresas, já que não haverá grão para ser entregue neste período.

A segunda safra de milho também é outra que deve ser impactada por estes problemas. O produtor aponta que a área cultivada deve ser menor e qualidade dos grãos será pior do que o previsto, mas não acredita em dificuldades para cumprir contratos já existentes.

Confira a íntegra da entrevista com o produtor rural de Campos de Júlio no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS
Empresas da Índia cancelam importação de óleo de soja após alta no preço, dizem traders
Soja sobe levemente em Chicago nesta 5ª feira, esperando pelo USDA e monitorando notícias conhecidas
Soja fecha com quase 1% de baixa em Chicago nesta 4ª feira e deixa negócios no BR ainda mais limitados