Mundo não tem estoques de soja e cenário é de escassez global soberana, diz Liones Severo

Publicado em 19/11/2020 15:29 e atualizado em 19/11/2020 17:17
Mercado vai dar sequência à escalada de preços, que podem se aproximar dos recordes de 2012/13 quando alcançaram os US$ 17,94, porém, de forma ainda mais consistente. Mundo passa por uma escassez não só de soja, mas de alimentos de uma forma geral.
Liones Severo - Diretor do SIMConsult

Podcast

Entrevista com Liones Severo - Diretor do SIMConsult sobre o Mercado da Soja

 

Download
 

O mundo passa por uma escassez soberana de soja e este quadro vai continuar a alimentar uma forte escalada dos preços, que poderiam vir a buscar os patamares recordes que foram registrados entre 2012 e 2013, de US$ 17,94 por bushel na Bolsa de Chicago. As explicações são do diretor do SIMConsult, Liones Severo, em sua entrevista ao Notícias Agrícolas nesta quinta-feira (19). 

"Os estoques mundiais divulgados pelo USDA de 20 milhões de toneladas no Brasil, 27 milhões na Argentina e 27 milhões na China, e que somam 74,0 milhões inexistem. Então, se descontar esse total do estoque mundial divulgado pelo mesmo USDA de 88 milhões, sobrariam apenas 14,0 milhões como um estoque mundial realista, e suficiente para apenas 14 dias do consumo", explica o especialista, complementando que o mundo elevou seu consumo diário para mais de 1 milhão de toneladas da oleaginosa. 

Da mesma forma, cita as mudanças no consumo e o fato da China ter elevado seu esmagamento semanal a mais de 2 milhões de toneladas. "A China continua comprando nossas carnes, está aumentando seus rebanhos e agora em janeiro a integração já fica em 80%", diz. 

 

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira