Chuvas abaixo da média já duram um ano em São Borja/RS e impactos nas lavouras são grandes

Publicado em 24/11/2020 11:08
Safra de milho terá perda de, no mínimo, 70% com muitas áreas registrando perdas totais. Plantio da soja está paralisado há 25 dias e áreas já semeadas terão que ser replantadas
Albano Antônio Strieder - Engenheiro Agrônomo do Sindicato Rural de São Borja/RS

Podcast

Chuvas abaixo da média já duram um ano em São Borja/RS e impactos nas lavouras são grandes

 

Download

São Borja no Rio Grande do Sul costuma registrar cerca de 1500 mm de chuva ao longo de um ano normal, mas em 2020 são apenas 800 mm de janeiro até agora, sendo que de junho até o momento foram apenas 300 mm registrados. Os impactos dessa estiagem são sentidos diretamente nas lavouras da safra verão de milho e soja no município.

Segundo o engenheiro agrônomo do Sindicato Rural de São Borja/RS, Albano Antônio Strieder, a situação mais crítica é no milho, que foi plantado primeiro, e já tem perdas de, no mínimo, 70% da produção esperada e com muitas lavouras totalmente perdidas.

Apenas as áreas irrigadas devem ter produção, mesmo assim também com perdas já que os rios e as barragens estão com níveis baixos devido à falta de chuvas.

Já na soja, o período de plantio ainda está vigente, mas nenhuma atividade de semeadura ocorreu nos últimos 25 dias e apenas 30% das áreas foram implantadas. Strieder destaca que quem já plantou e não registrou áreas emergidas deve replantar as lavouras, já que ainda há tempo hábil para isso.

Confira a íntegra da entrevista com o engenheiro agrônomo do Sindicato Rural de São Borja/RS no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha com mais de 13 pts de alta em Chicago com dados do USDA mostrando consumo forte e estoques apertados nos EUA para 26/27
USDA estima safra 26/27 de soja do BR em 186 mi de t e exportações de mais de 117 mi; números serão revisados
Anec eleva estimativas de exportação de soja e farelo do Brasil em maio
Soja intensifica altas em Chicago acompanhando óleo e trigo nesta 3ª
Soja sobe em Chicago nesta 3ª feira, mas mercado opera com cautela antes do novo boletim do USDA
Em semana de USDA, NOPA e encontro Trump-Xi, soja fecha 2ª feira em alta na Bolsa de Chicago