Soja: produção menor que 130 mi/t no Brasil pode estimular preços acima de US$ 13 / bushel em Chicago ; clima será determinante

Publicado em 26/11/2020 17:12 e atualizado em 26/11/2020 18:42
Sem a referência de Chicago , negócios no Brasil ficaram travados
Luiz Fernando Gutierrez Roque - Analista da Consultoria Safras & Mercado

Podcast

Entrevista com Luiz Fernando Gutierrez Roque - Analista da Consultoria Safras & Mercado sobre o Fechamento de Mercado da Soja

 

Download
 

Sem a referência dos negócios em Chicago, já que a bolsa não operou nesta quinta-feira (26), o mercado brasileiro de soja também registrou um dia calmo e sem grandes movimentações de preços ou negócios. As referências nacionais para a oleaginosa terminaram o dia com estabilidade, mesmo com uma leve alta registrada pelo dólar. 

Além da falta da CBOT, o mercado no Brasil também limita novas vendas diante de uma comercialização antecipada já muito adiantada e de incertezas que o clima ainda traz aos sojicultores brasileiros. 

"Já vendemos mais da metade da safra brasileira, então é normal que daqui pra frente a comercialização seja mais lenta e estamos no meio do plantio, o plantio foi atrasado e temos uma incógnita em relação ao clima e uma incerteza sobre o que vamos colher", explica Luiz Fernando Gutierreza, analista de mercado da Safras & Mercado. 

Em sua análise, Gutierrez afirma que essa cautela maior do produtor é uma posição acertada, já que ele veio garantindo médias boas e importantes ao longo do ano. A renatbilidade veio crescendo durante os últimos meses e os sojicultores foram aproveitando os bons momentos trazidos pelo mercado.

BOLSA DE CHICAGO

Ainda segundo o analista, em Chicago o foco permanece sobre as questões climáticas na América do Sul. "Temos que esperar o final do plantio. No final do plantio saberemos o real tamanho da área, e quando poderemos ver uma melhor realidade da safra brasileira", explica. 

Há ainda um potencial de recuperação para a safra em locais onde a falta de chuvas ainda castiga a produção, dada a característica da planta de soja, porém, o clima tem que ajudar com a chegada de chuvas regulares. "Se isso acontecer, a safra ainda pode ser boa. Mas os mapas climáticos hoje ainda não apontam para um clima regular nos próximos meses", diz. 

Na contramão, a demanda segue crescendo, enquanto os estoques bastante ajustados no mundo todo. "Estamos com o menor estoque (nos EUA) desde 2015. E em um ambiente assim, o mercado fica muito mais sensível", explica Gutierrez. 

Por: Aleksander Horta e Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha forte em Chicago nesta 6ª feira e confere semana de bons preços ao mercado brasileiro
Soja sobe em Chicago nesta 6ª, mas mercado aind se ajusta após semana volátil
China segue impulsionando vendas de soja da safra nova dos EUA, mas volume não deve exceder acordo
Soja caminha de lado na Bolsa de Chicago nesta 5ª, se ajustando após fortes ganhos
Famato manifesta preocupação com decisão do STF sobre a Moratória da Soja
Soja opera estável em Chicago nesta 5ª (13), após disparada na sessão anterior