Atraso no plantio da soja em Itambé/PR vai impactar em menos produção nesta safra

Publicado em 30/11/2020 10:24 e atualizado em 30/11/2020 13:41
Melhor época de plantio se encerrou em 20 de novembro, mas ainda existem áreas sendo replantadas na região. Trabalhos começaram com quase um mês de atraso e, até o momento, município segue com chuva bastante irregular
Valdir Edemar Fries - Produtor Rural - Itambé-PR

Podcast

Atraso no plantio da soja em Itambé/PR vai impactar em menos produção nesta safra

 

Download

A demora na chegada das chuvas atrasou o plantio da safra de soja 2020/21 em Itambé no Paraná. Os trabalhos costumam começar ainda em setembro, mas neste ano só foi possível semear em 20 de outubro, ainda assim sem as condições ideais de umidade.

Segundo o produtor rural Valdir Edemar Fries, muitas áreas do município ainda estão sendo replantadas, mesmo que a melhor janela de cultivo tenha sido encerrada no dia 20 de novembro. Com isso, as perdas na produtividade desta safra já são dadas como certas na região.

 

Com vendas antecipadas entre 30 e 40% da produção esperada, a estratégias dos produtores neste momento deve ser a de aguardar antes de fecharem mais negócios, uma vez que a incerteza climática deixa muito arriscado comprometer mais volumes.

Pensando na segunda safra de milho em 2021, Fries afirma que quem conseguiu plantar a soja até o dia 10 de novembro vi conseguir uma boa janela para semear a safrinha, mas será preciso que as chuvas se alonguem no próximo ano.

Confira a entrevista completa com o produtor rural de Itambé/PR no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago cai mais de 20 pontos e perde patamar dos US$12/bushel , mas ainda é cedo para falar em tendência de queda
Imea vê leve aumento na área de soja 24/25 de MT e recuperação da safra
Bom avanço da safra 24/25 dos EUA pesa e soja intensifica baixas em Chicago nesta 2ª
Soja inicia semana em queda e abaixo dos US$ 12 em Chicago diante de boas condições de clima nos EUA
Soja/Cepea: Cotações encerram maio em queda