Após maior perda financeira da história na safra 19/20, Farsul espera que RS se recupere e aumente produção em 28%

Publicado em 14/12/2020 10:44
Estiagem severa na safra passada reduziu a produção em 8 milhões de toneladas. Neste novo ciclo 20/21 a expectativa é para a retomada dos níveis normais de produção no estado com 33,9 milhões de toneladas de grãos. Exceção será o milho, que terá perdas ainda maiores do que as da última safra
Antônio da Luz - Economista - FARSUL

Podcast

Após maior perda financeira da história na safra 19/20, Farsul espera que RS se recupere e aumente produção em 28%

 

Download

O Rio Grande do Sul deve produzir 33,9 milhões de toneladas de grãos nesta safra 2020/21 o que representaria um crescimento de 28,4% em comparação ao registrado na safra passada 2019/20, de acordo com levantamento da Farsul (Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul).

Apesar do número expressivo, o economista da Farsul, Antônio da Luz, explica que este índice foi motivado em função da grande quebra de safra registrada no ciclo 19/20 e não representa um crescimento na produção estadual, mas sim uma recuperação desta produção aos níveis considerados normais.

Entre as culturas destacadas pela federação, a soja deve ter o maior aumento, produzindo 19,8 milhões de toneladas com crescimento de 75,8%, enquanto o trigo deve crescer 15,3% no próximo ano.

Leia Mais:

+ Farsul projeta safra 2020/2021 com nova quebra no milho e recuperação na soja

O ponto destoante será o milho, que deverá registrar produção ainda menor do que em 19/20. Da Luz conta que a estiagem deste ano prejudicou mais as lavouras do cereal, que devem produzir apenas 3 milhões de toneladas, 28% menos do que a safra passada e 47% menos do que o ciclo 2018/19.

Como fatores que motivaram esta recuperação na produção, o economista cita a aposta dos produtores gaúchos, que mesmo após um ano registrando as maiores perdas financeiras de história, ampliaram áreas de cultivo e investiram 32% a mais em relação ao ano anterior.

A expectativa de Da Luz, é que essa produção novamente em níveis normais, aliada aos altos preços de mercado para os grãos, deva ajudar os produtores do estado a se recuperarem destas perdas passadas, reaverem o que foi investido e garantir a sequência da atividade.

Confira a íntegra da entrevista com o economista da Farsul no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira