IDR-Paraná identifica primeiros esporos da Ferrugem na soja e recomenda intensificação do monitoramento das lavouras

Publicado em 18/12/2020 11:46
Presença dos esporos ainda não implica em casos da doença, mas produtor precisa ficar atento. Pressão da Ferrugem Asiática até aqui é pequena no Paraná, mas normalização das chuvas pode mudar o quadro
Edivan José Possamai - Gestor Estadual do Projeto Grãos da IDR-PR

Podcast

IDR-Paraná identifica primeiros esporos da Ferrugem na soja e recomenda intensificação do monitoramento das lavouras

 

Download

O IDR-Paraná identificou os primeiros esporos da Ferrugem Asiática na safra de soja 2020/21. Foram quatro coletores acionados nos municípios de Ibiporã, Rolândia, Tamarama e Catanduvas.

O gestor estadual do projeto grãos do IDR-Paraná, Edivan José Possamai, explicou que a identificação de esporos não significa a presença da doença efetivamente nas plantas, o que de acordo com o monitoramento em campo dos técnicos da entidade, ainda não foi constatado nessas regiões.

Ao mesmo tempo, o Consorcio Antiferrugem da Embrapa identifica três municípios paranaenses com registro de Ferrugem Asiática já nas lavouras, são eles Arapoti, Castro e Carambei.

Possamai comenta que esta é a região em que o IDR-Paraná possui menos coletores de esporos instalados, mas que os técnicos do Instituto estão em campo verificando as lavouras da região para verificar a situação das folhas.

Para os produtores de todas essas regiões, a recomendação é intensificar os trabalhos de monitoramento nas lavouras e buscar orientações junto ao seu corpo técnico e aos representantes do IDR-Paraná.

O especialista afirma que, ainda não há necessidade de entrar com aplicações de defensivos, mas é preciso ficar atento para ações preventivas.

Confira a íntegra da entrevista com o gestor estadual do projeto grãos do IDR-Paraná no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS
Empresas da Índia cancelam importação de óleo de soja após alta no preço, dizem traders
Soja sobe levemente em Chicago nesta 5ª feira, esperando pelo USDA e monitorando notícias conhecidas
Soja fecha com quase 1% de baixa em Chicago nesta 4ª feira e deixa negócios no BR ainda mais limitados