IDR-Paraná identifica primeiros esporos da Ferrugem na soja e recomenda intensificação do monitoramento das lavouras

Publicado em 18/12/2020 11:46
Presença dos esporos ainda não implica em casos da doença, mas produtor precisa ficar atento. Pressão da Ferrugem Asiática até aqui é pequena no Paraná, mas normalização das chuvas pode mudar o quadro
Edivan José Possamai - Gestor Estadual do Projeto Grãos da IDR-PR

Podcast

IDR-Paraná identifica primeiros esporos da Ferrugem na soja e recomenda intensificação do monitoramento das lavouras

 

Download

O IDR-Paraná identificou os primeiros esporos da Ferrugem Asiática na safra de soja 2020/21. Foram quatro coletores acionados nos municípios de Ibiporã, Rolândia, Tamarama e Catanduvas.

O gestor estadual do projeto grãos do IDR-Paraná, Edivan José Possamai, explicou que a identificação de esporos não significa a presença da doença efetivamente nas plantas, o que de acordo com o monitoramento em campo dos técnicos da entidade, ainda não foi constatado nessas regiões.

Ao mesmo tempo, o Consorcio Antiferrugem da Embrapa identifica três municípios paranaenses com registro de Ferrugem Asiática já nas lavouras, são eles Arapoti, Castro e Carambei.

Possamai comenta que esta é a região em que o IDR-Paraná possui menos coletores de esporos instalados, mas que os técnicos do Instituto estão em campo verificando as lavouras da região para verificar a situação das folhas.

Para os produtores de todas essas regiões, a recomendação é intensificar os trabalhos de monitoramento nas lavouras e buscar orientações junto ao seu corpo técnico e aos representantes do IDR-Paraná.

O especialista afirma que, ainda não há necessidade de entrar com aplicações de defensivos, mas é preciso ficar atento para ações preventivas.

Confira a íntegra da entrevista com o gestor estadual do projeto grãos do IDR-Paraná no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira