Condições das lavouras de soja no MS animam e Aprosoja espera alta produtividade nesta safra

Publicado em 14/01/2021 12:58 e atualizado em 14/01/2021 13:31
Colheita terá força entre fevereiro e março e ainda vai garantir boa janela para o milho safrinha. Entidade recomenda que produtores mantenham alerta para aplicações preventivas de herbicidas, inseticidas e fungicidas para garantir o alto potencial produtivo das plantas
André Figueiredo Dobashi - Presidente da Aprosoja MS

Podcast

Condições das lavouras de soja no MS animam e Aprosoja espera alta produtividade nesta safra

 

Download

O plantio da soja começou atrasado e com dificuldades no Mato Grosso do Sul, mas as condições climáticas melhoraram e os trabalhos puderam ser encerrados ainda dentro de boa janela de cultivo.

As condições para o desenvolvimento das plantas também têm sido favoráveis até o momento para lavouras que se dividem desde o estágio r2 até o r6. Segundo o presidente da Aprosoja MS, André Figueiredo Dobashi, o mês de janeiro será fundamental para a definição da produtividade, já que a maior parte das áreas estará em enchimento de grãos.

Até o momento, a entidade espera uma média de produtividade estadual de 53 sacas por hectare. Isso porque, o Mato Grosso do Sul ampliou em 7% os hectares cultivados com a oleaginosa nesta safra e possui muitas áreas novas implantadas sob pastagens degradadas.

A liderança deixa o alerta para os produtores que é necessário manter a atenção em alta para aplicações preventivas de herbicidas, inseticidas e fungicidas para evitar  qualquer tipo de problema que possa reduzir o potencial produtivo nesta reta final de ciclo.

Com a colheita programada para começar, ainda pontualmente, no final de janeiro e ganhar força em fevereiro e março, a janela de plantio para o milho safrinha também deve ser positiva no estado.

Olhando para o mercado, Dobashi destaca que mais da metade desta produção já foi comercializada com patamares de preços bastante inferiores aos atuais, mas que permitiram condições de troca melhores do que em safras passadas e que a rentabilidade será boa caso a produtividade acompanhe.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Aprosoja MS no vídeo.                                                                                                                            

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS
Empresas da Índia cancelam importação de óleo de soja após alta no preço, dizem traders
Soja sobe levemente em Chicago nesta 5ª feira, esperando pelo USDA e monitorando notícias conhecidas
Soja fecha com quase 1% de baixa em Chicago nesta 4ª feira e deixa negócios no BR ainda mais limitados
Soja recua em Chicago nesta tarde de 4ª feira, acompanhando perdas de mais de 1% no óleo