Chuvas muito acima da média em São João/PR causam prejuízos nas lavouras de soja, milho e feijão

Publicado em 26/01/2021 11:15 e atualizado em 26/01/2021 11:50
Região já tinha sofrido com estiagem na reta final de 2020 e agora enfrenta problemas de excesso de chuvas, enchentes e falta de luminosidade. Com zoneamento agrícola para o milho se encerrando em 31 de janeiro, os produtores do município terão que se replanejar para a segunda safra
Arceny Bocalon - Pres. Sind. Rural de São João - PR

Podcast

Chuvas muito acima da média em São João/PR causam prejuízos nas lavouras de soja, milho e feijão

 

Download

As lavouras de soja em São João no Paraná enfrentaram um período de estiagem que prejudicou o desenvolvimento das plantas, mas o primeiro mês de 2021 trouxe outro problema aos produtores: o excesso de chuvas.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de São João/PR, Arceny Bocalon, em janeiro de 2020 o município registrou 198 mm acumulados de chuvas, mas em janeiro de 2021 já foram 422 mm, 122 apenas no último sábado, o que afetou lavouras de soja, milho e feijão.

A liderança destaca que as perdas vão aparecer, mas ainda não é possível quantificar a situação, porque as precipitações seguem fortes e impedem que os produtores entrem no campo para avaliar as lavouras. A região mais afetada foi o Vale do Rio Dos Dois Irmãos que transbordou e danificou as lavouras.

Esse mês chuvoso e sem luminosidade atrasou ainda mais o ciclo de desenvolvimento da soja e a colheita deverá acontecer apenas a partir de 20 de fevereiro. Porém, o zoneamento agrícola para o milho se encerra em 31 de janeiro e os produtores que já tem insumos e sementes comprados vão ter que se replanejar para a segunda safra.

Bocalon comenta ainda que, já existem movimentações para crédito e financiamento para a próxima safra de trigo e que a área cultivada com o cereal deve ser grande no município, com os produtores apostando em uma alta rentabilidade na cultura de inverno.

Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de São João/PR no vídeo.

 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

USDA informa nova venda de soja para China com volumes da safra 26/27
Agrural: Estimativa de produção de soja sobe; colheita começa em áreas pontuais
Ano da soja teve problemas com clima, dificuldade com crédito, securitização e avanços contra a Moratória da Soja
Soja/Cepea: Preço do farelo sobe e opera nos patamares registrados em abril
Soja inicia semana em alta na Bolsa de Chicago, retomando parte das últimas baixas
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar