Chuvas muito acima da média em São João/PR causam prejuízos nas lavouras de soja, milho e feijão

Publicado em 26/01/2021 11:15 e atualizado em 26/01/2021 11:50
Região já tinha sofrido com estiagem na reta final de 2020 e agora enfrenta problemas de excesso de chuvas, enchentes e falta de luminosidade. Com zoneamento agrícola para o milho se encerrando em 31 de janeiro, os produtores do município terão que se replanejar para a segunda safra
Arceny Bocalon - Pres. Sind. Rural de São João - PR

Podcast

Chuvas muito acima da média em São João/PR causam prejuízos nas lavouras de soja, milho e feijão

 

Download

As lavouras de soja em São João no Paraná enfrentaram um período de estiagem que prejudicou o desenvolvimento das plantas, mas o primeiro mês de 2021 trouxe outro problema aos produtores: o excesso de chuvas.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de São João/PR, Arceny Bocalon, em janeiro de 2020 o município registrou 198 mm acumulados de chuvas, mas em janeiro de 2021 já foram 422 mm, 122 apenas no último sábado, o que afetou lavouras de soja, milho e feijão.

A liderança destaca que as perdas vão aparecer, mas ainda não é possível quantificar a situação, porque as precipitações seguem fortes e impedem que os produtores entrem no campo para avaliar as lavouras. A região mais afetada foi o Vale do Rio Dos Dois Irmãos que transbordou e danificou as lavouras.

Esse mês chuvoso e sem luminosidade atrasou ainda mais o ciclo de desenvolvimento da soja e a colheita deverá acontecer apenas a partir de 20 de fevereiro. Porém, o zoneamento agrícola para o milho se encerra em 31 de janeiro e os produtores que já tem insumos e sementes comprados vão ter que se replanejar para a segunda safra.

Bocalon comenta ainda que, já existem movimentações para crédito e financiamento para a próxima safra de trigo e que a área cultivada com o cereal deve ser grande no município, com os produtores apostando em uma alta rentabilidade na cultura de inverno.

Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de São João/PR no vídeo.

 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços da soja retomam fôlego e fecham 4ª em alta na Bolsa de Chicago, acompanhando o óleo
Preços da soja voltam a subir em Chicago nesta 4ª feira, acompanhando retomada do óleo
Soja: Preços têm leves baixas em Chicago nesta 4ª, dando sequência às perdas da sessão anterior
Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023