Sapezal/MT já colheu metade da soja e espera produtividade menor do que a da safra passada

Publicado em 10/02/2021 10:28
Áreas colhidas até aqui variaram muito de patamares flutuando entre 25 e 75 sacas por hectare. Janela para plantio do milho safrinha também preocupa os produtores, mas semeadura deve acontecer mesmo sob maior risco climático
José Guarino Fernandes - Produtor Rural

Podcast

Sapezal/MT já colheu metade da soja e espera produtividade menor do que a da safra passada

 

Download

Metade das áreas de soja da safra 2020/21 já foi colhida em Sapezal no Mato Grosso e os resultados estão refletindo as dificuldades climáticas enfrentadas. As produtividades estão sendo registradas entre 25 e 75 sacas por hectare, dependendo da variedade da cultivar, época de plantio e condições climáticas obtidas.

O produtor rural José Guarino Fernandes, faz anotações dos índices pluviométricos em sua propriedade desde 1989 e nunca havia registrado menos de 650 mm acumulados entre julho e dezembro. Porém neste período de 2020 foram apenas 256 mm contabilizados.

Diante deste cenário, a expectativa é que a produtividade média do município, nas colheitas que devem ir até 15 de março, fique cerca de 2 sacas por hectare menor do que as 58 sacas por hectare da safra passada 2019/20.

A chuva ainda segue abaixo do normal na região e as preocupações para a segunda safra de milho estão começando. Fernandes destaca que, após o dia 25 de fevereiro o risco climático fica muito grande para o plantio do cereal, mas que os produtores devem arriscar mesmo assim apostando em um prolongamento das precipitações que estão atrasadas e nos altos valores de mercado para a venda do grão.

Confira a entrevista completa com o produtor rural de Sapezal/MT no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira