Paracatu/MG já colheu 20% da soja e resultados estão menores do que o esperado após veranico de janeiro

Publicado em 18/02/2021 10:25 e atualizado em 18/02/2021 11:02
Desenvolvimento era positivo até o final de 2020, mas enfrentou período de 26 dias sem chuvas em janeiro e agora resulta em produtividades menores para a colheita, que está paralisada devido ao excesso de chuvas na região. Janela curto para o milho deve diminuir área semeada com o cereal e aumentar lavouras de sorgo
João Luiz Pinton - Produtor Rural de Paracatu-MG

Podcast

Paracatu/MG já colheu 20% da soja e resultados estão menores do que o esperado após veranico de janeiro

 

Download

A colheita da soja está paralisada após atingir cerca de 20% em Paracatu em Minas Gerais devido ao excesso de chuvas que impedem o avanço dos trabalhos e os resultados obtidos até aqui estão abaixo do esperado inicialmente.

O produtor rural João Luiz Pinton conta que o desenvolvimento das lavouras estava muita satisfatório até o final de dezembro, mas a região passou por um período de 26 dias sem chuvas a partir de 3 de janeiro que prejudicou o enchimento de grãos.

Em seu caso particular, Pinton obteve média de produtividade de 58 sacas por hectare nestes 20% já colhidos, patamar inferior ao esperado inicialmente. A esperança é que as lavouras de ciclo mais tardio possam contabilizar índices maiores de produtividade.

O produtor comenta ainda que a janela para o milho safrinha vai ser muito apertada no município, o que vai levar a uma diminuição nas áreas cultivadas com o cereal nesta segunda safra e uma maior opção pela cultura do sorgo.

Confira a entrevista completa com o produtor rural de Paracatu/MG no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita de soja gaúcha avança para 85% da área cultivada com tempo seco, diz Emater
Preços da soja acumulam até R$ 5/sc de queda no Brasil com baixas fortes em Chicago e dólar fraco
Exportação de soja brasileira quebra recorde de 5 anos em abril, diz Secex
Soja intensifica baixas em Chicago com pressão do óleo e julho já perde os US$ 11,90
Soja ainda recua em Chicago nesta 5ª feira, acompanhando derivados e petróleo
Famato: El Niño poderá influenciar projeção da safra 2026/27 de soja em Mato Grosso