Paracatu/MG já colheu 20% da soja e resultados estão menores do que o esperado após veranico de janeiro

Publicado em 18/02/2021 10:25 e atualizado em 18/02/2021 11:02
Desenvolvimento era positivo até o final de 2020, mas enfrentou período de 26 dias sem chuvas em janeiro e agora resulta em produtividades menores para a colheita, que está paralisada devido ao excesso de chuvas na região. Janela curto para o milho deve diminuir área semeada com o cereal e aumentar lavouras de sorgo
João Luiz Pinton - Produtor Rural de Paracatu-MG

Podcast

Paracatu/MG já colheu 20% da soja e resultados estão menores do que o esperado após veranico de janeiro

 

Download

A colheita da soja está paralisada após atingir cerca de 20% em Paracatu em Minas Gerais devido ao excesso de chuvas que impedem o avanço dos trabalhos e os resultados obtidos até aqui estão abaixo do esperado inicialmente.

O produtor rural João Luiz Pinton conta que o desenvolvimento das lavouras estava muita satisfatório até o final de dezembro, mas a região passou por um período de 26 dias sem chuvas a partir de 3 de janeiro que prejudicou o enchimento de grãos.

Em seu caso particular, Pinton obteve média de produtividade de 58 sacas por hectare nestes 20% já colhidos, patamar inferior ao esperado inicialmente. A esperança é que as lavouras de ciclo mais tardio possam contabilizar índices maiores de produtividade.

O produtor comenta ainda que a janela para o milho safrinha vai ser muito apertada no município, o que vai levar a uma diminuição nas áreas cultivadas com o cereal nesta segunda safra e uma maior opção pela cultura do sorgo.

Confira a entrevista completa com o produtor rural de Paracatu/MG no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira