Programa Soja Plus completa 10 anos e segue fomentando sustentabilidade ambiental, econômica e social no BR

Publicado em 26/02/2021 09:23 e atualizado em 26/02/2021 13:47
Bernardo Pires - Gerente de Sustentabilidade Abiove
Atualmente, mais de 2900 propriedades em sete estados estão dentro do programa, que é uma iniciativa da Abiove e Aprosoja MT, e tendência é de expansão. Saiba mais!

Podcast

Soja Plus inicia seu 10° ano de atividades

Download
 
Abiove: Soja Plus inicia seu 10° ano de atividades

Iniciativa que está presente em 2.990 propriedades de sete estados brasileiros, passará a ser realizada também no

Tocantins a partir de 2021. 

O Soja Plus, maior programa privado de assistência técnica do Brasil, dá início ao seu décimo ano de atividades com atuação consolidada em 7 estados brasileiros e perspectiva de ampliação para o Tocantins. Criada em 2012 pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) em parceria com a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso (APROSOJA MT), a iniciativa tem como principal objetivo melhorar continuamente a gestão ambiental, social e econômica das propriedades rurais. 

“Comemoramos o início do décimo ano de atividades do Soja Plus em 2021 totalizando 2.990 fazendas atendidas pelo programa na Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Piauí”, destaca Bernardo Pires, gerente de Sustentabilidade da Abiove. 

Além das visitas técnicas, o Soja Plus oferece cursos para que os produtores, gerentes e funcionários entendam melhor as legislações socioambientais aplicadas ao meio rural no intuito de implementá-las. Ao todo foram ministrados 522 cursos para 7.830 participantes sobre saúde e segurança do trabalho, legislação trabalhista, trabalho em altura, ambientes confinados, classificação de grãos, gestão econômica, regularização ambiental e construções rurais.

“Ao longo do ano passado, levamos o Soja Plus para o Maranhão e o Piauí, estados em que a presença da soja está se expandindo e onde a demanda por conhecimento sobre as melhores práticas para conciliar a produção agrícola com a conservação dos recursos naturais é fundamental”, explica Pires. Ao todo foram 20 propriedades atendidas no Maranhão e outras 11 no Piauí em 2020. 

“O programa Soja Plus foi de grande valia, trouxe informações relevantes e os coordenadores demonstraram clareza e conhecimento em diversos pontos a serem melhorados dentro da propriedade”, comenta Yara de Geus, produtora de soja de Alto Parnaíba no Maranhão. 

Ao longo do ano de 2020, o Soja Plus também passou a atuar em 525 novas fazendas dos demais estados. Hoje, todas as propriedades beneficiadas pelo programa produzem um total de 13 milhões de toneladas de soja por ano, o que representa cerca de 10% da produção nacional da oleaginosa. 

“Conseguimos atingir números tão expressivos nestes 10 anos graças às fortes parcerias que estabelecemos com as associações e federações de produtores rurais que operam o programa em seus respectivos estados. Nosso principal objetivo é ampliar ainda mais o número de fazendas atendidas”, reforça Pires. 

Essa coordenação regional das atividades é conduzida com muito afinco pela APROSOJA MT, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MT/MS), a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), a Federação da Agricultura e Pecuária do estado de Minas Gerais (FAEMG), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Instituto BioSistêmico (iBS). 

Em área, o Soja Plus abrange 3,7 milhões de hectares e foram investidos desde 2012 recursos financeiros da ordem de R$ 33 milhões diretamente nas fazendas participantes. 

Para mais informações sobre o programa, acesse: www.sojaplus.com.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário