Chuvas dificultam colheita das primeiras áreas de soja em Balsas/MA e prejudicam desenvolvimento das demais

Publicado em 05/03/2021 10:46 e atualizado em 05/03/2021 11:27
Região já tinha sofrido com veranicos que retiraram produtividade das primeiras lavouras semeadas e agora problemas atingem as demais áreas de soja. Possibilidade de não conseguir cumprir todos os contratos firmados é grande na região e janela para safrinha também está prejudicada
Zildomar Manthey - Produtor Rural

Podcast

Chuvas dificultam colheita das primeiras áreas de soja em Balsas/MA e prejudicam desenvolvimento das demais

 

Download

Até o momento, 20% da safa de soja da região de Balsas no Maranhão já foi colhida em meio as chuvas que estão atrasando as atividades na região. A expectativa é que os trabalhos ganhem força em março, mas as perdas de produtividade já começam a aparecer.

Segundo o produtor rural Zildomar Manthey, a região já havia enfrentado um veranico no final de 2020 que impactou o desenvolvimento dessas primeiras áreas. Na propriedade dele, as lavouras irrigadas já colhidas tiveram 40% a mais de produtividade do que as de sequeiro.

Para a sequência da colheita, o que vai prejudicar será a chuva e o tempo fechado que aconteceu em fevereiro. O produtor relata que os volumes de precipitação nem são tão grandes, mas chove todos os dias e o Sol fica encoberto, impossibilitando um bom enchimento de grãos.

Diante deste cenário, muitos produtores da região estão preocupados com a possibilidade de não conseguir cumprir todos os contratos que haviam sido fechados antecipadamente para a soja dessa safra 20/21.

A janela da segunda safra de milho também deixa os agricultores apreensivos. Manthey destaca que neste período do ano já deveriam haver várias lavouras de milho germinadas e iniciando as aplicações, mas as sementes seguem nos armazéns pela falta de condições de trabalho.

Confira a íntegra da entrevista com o produtor rural de Balsas/MA no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira