Colheita da soja em Balsas/MA sofre reflexo das chuvas e produtividade cai com avarias

Publicado em 16/03/2021 11:23
Entrevista com Valério Mattei - Produtor Rural de Balsas - MA sobre as Realidades da Safra - SOJA
Valério Mattei - Produtor Rural de Balsas - MA

Podcast

Entrevista com Valério Mattei - Produtor Rural de Balsas - MA sobre as Realidades da Safra - SOJA

 

Download

A safra de soja 2020/21 de Balsas no Maranhão enfrentou dois períodos de estiagem em dezembro e janeiro, mas registrava bom desenvolvimento das plantas. Porém, em fevereiro o que aconteceu foi excesso de precipitações com cerca de 700 mm acumulados e impactos tanto no atraso da colheita quanto na perda de qualidade dos grãos.

Segundo o produtor rural Valério Mattei, a região sul do Maranhão colheu apenas 20% das lavouras até o momento e as produtividades estão entre 52 e 55 sacas por hectare, patamares menores do que o esperado inicialmente.

Por outro lado, as áreas de milho safrinha que já foram semeadas receberam boas chuvas e estão se desenvolvendo bem até o momento na região, alimentando uma boa expectativa para a segunda safra.

Olhando para o mercado, Mattei destaca que muitos contratos foram fechados com preços inferiores aos atuais, que hoje chegam em até R$ 170,00, fato que ninguém esperava. Esse movimento altista estimula também o fechamento de contratos já para o próximo ciclo 2021/22 para travamento de custos.

Confira a entrevista completa com o produtor rural de Balsas/MA no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vendas de soja avançam na semana no mercado brasileiro, com margens remunerando melhor o produtor
Academia Amssoja Brasil promove imersão em jornada do cliente e CRM
Soja cai em Chicago nesta 6ª feira, realizando lucros após disparada na sessão anterior
Prêmios de mais de 100 pts e alta de quase 2% em Chicago puxam preços e negócios com a soja no Brasil
Dados de exportações do USDA mostram início do programa de compras de soja na China e Chicago sobe
Soja opera em leve alta na Bolsa de Chicago nesta 5ª com suporte do farelo e atenção ao clima nos EUA