Uberlândia/MG precisa de chuvas com urgência para o desenvolvimento das lavouras de milho recém-plantadas

Publicado em 30/03/2021 10:40 e atualizado em 30/03/2021 11:45
Semeadura foi atrasada como reflexo da safra de soja e da chuva na colheita, se estendeu até 15 de março e ampliou o risco de perdas de produtividade. Ao mesmo tempo, colheita da soja está se encerrando com resultados variando de acordo com a época de plantio
Thiago Silveira - Presidente do Sindicato Rural de Uberlândia/MG

Podcast

Uberlândia/MG precisa de chuvas com urgência para o desenvolvimento das lavouras de milho recém-plantadas

 

Download

A temporada 2020/21 tem sido difícil para os produtores de Uberlândia em Minas Gerais tanto para a safra verão de soja quanto agora para a segunda safra de milho. Ambas as culturas sentiram impacto de ações de climas adversos.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Uberlândia/MG, Thiago Silveira, a colheita da soja está praticamente encerrada no município com duas situações distintas de acordo com a época de plantio. As primeiras lavouras tiveram produtividades ao redor de 50 sacas por hectare, enquanto as demais produziram acima de 60 sacas, chegando a até 70 sacas nas melhores áreas.

Já para a safrinha de milho as preocupações são ainda maiores. As atividades já tinham um atraso de 10 a 12 dias em decorrência do atraso do plantio da soja e foram ainda mais postergadas devido as chuvas que dificultaram a colheita.

Assim, a semeadura, que costuma se encerrar em fevereiro, se estendeu até 15 de março saindo da janela ideal e ficando mais suscetível a riscos climáticos ao longo do ciclo de desenvolvimento. Somando-se a isso, a região enfrenta um período de estiagem e Silveira afirma que chuvas são necessárias com urgência ainda nesta semana para desenvolver bem as lavouras.

Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Uberlândia/MG no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023
Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª