Santa Catarina chega à metade da colheita de soja com resultados menores do que os esperados

Publicado em 12/04/2021 10:30
Chuvas de janeiro tinham elevado as expectativas de produtividade da safra 20/21, mas estiagem em fevereiro e março prejudicaram rendimentos das lavouras plantadas mais tarde. Já no milho, perdas foram de até 50% em algumas regiões devido à alta pressão de cigarrinhas e do complexo de enfezamento
Lucas Chiocca - Vice-Presidente da Aprosoja SC

Podcast

Santa Catarina chega à metade da colheita de soja com resultados menores do que os esperados

 

Download

Metade das lavouras desta safra de soja 2020/21 já foi colhida em Santa Catarina e os resultados foram oscilantes. Enquanto a primeira parte das atividades contabilizou boas produtividades, a parte final dos trabalhos apresentou queda nos rendimentos, o que também é esperado para o restante que permanece em campo.

O vice-presidente da Aprosoja SC, Lucas Chiocca, explica que as chuvas de janeiro foram muito boas para as lavouras, mas que a estiagem retornou em fevereiro e março prejudicando essas últimas áreas.

A liderança destaca que as lavouras até expressão um potencial produtivo elevado, mas que no momento da colheita essa expectativa não se concretiza. Além disso, o estado registrou muitos casos de mofo branco e ferrugem asiática na reta final do ciclo, o que elevou o número de aplicações e, consequentemente, os custos de produção.

Enquanto isso, o milho sofreu mais e teve perdas entre 25 e 35% de maneira geral, mas que chegaram em até 50% em algumas localidades em função da estiagem e do alto ataque de cigarrinhas que transmitem as doenças do complexo do enfezamento.

Pensando à frente, os produtores catarinenses já estão se preparando para a safra de inverno de 2021 adquirido insumos e devendo investir mais na cultura do trigo, que segundo Chiocca, apresenta bons níveis de preços apesar do alto risco das lavouras.

Confira a íntegra da entrevista com o vice-presidente da Aprosoja SC no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produtor de MT vendeu quase metade da safra de soja, aponta Imea
Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago, dólar perde os R$ 5,20 e preços sentem no Brasil
USDA informa venda de mais de 260 mil t de soja para a China
AgRural: Com colheita de soja em 16% no Brasil, RS segue como maior preocupação
Soja/Cepea: Cotações se estabilizam neste começo de mês
Soja inicia semana se ajustando e realizando lucros nesta 2ª em Chicago, na espera pelo novo USDA