Plantio da soja começa na Bahia com Aprosoja em alerta para atraso na entrega de insumos

Publicado em 05/10/2021 10:30
Entidade estima aumento de área cultivada e espera repetir boas produtividades da safra passada, mas se preocupa com atrasos nas entregas de alguns insumos e faz alerta para dificuldades com custos de produção para temporada 22/23
Leandro Kohn - Presidente da Aprosoja BA

Podcast

Plantio da soja começa na Bahia com Aprosoja em alerta para atraso na entrega de insumos

Alguns produtores irrigantes que possuem liberação de exceção já começaram o plantio da safra de soja 2021/22 na Bahia. O restante das áreas irrigadas deve ser semeada a partir de 7 de outubro e as lavouras de sequeiro terão início na virada de outubro para novembro.

Segundo o presidente da Aprosoja BA, Leandro Kohn, a área cultivada com soja deve crescer 60 mil hectares, saindo dos 1,7 milhão da temporada passada para 1,760 milhão neste novo ciclo que se inicia. As áreas de milho e de algodão também deve crescer nesta nova safra.

A projeção para produtividade também é alta devido aos grandes investimentos realizados pelos produtores. De acordo com a liderança, a safra passada teve uma relação de troca muito positiva e garantiu margem para novos investimentos, por exemplo, em adubação caprichada, calcário e gesso. 

A preocupação da entidade tem sido para a demora na entrega de alguns desses insumos. O presidente aponta que caminhões chegam a ficar até 3 dias em filas esperando para serem carregados com estes produtos, mas como a maior parte da semeadura deve ser na virada de outubro para novembro, não deve haver atraso nos plantios.

Já para a safra 2022/23, Kohn destaca que o nível de preocupação é ainda maior devido ao grande aumento de custos e o não acompanhamento dos preços da soja futura. Nas contas da entidade a saca da oleaginosa deveria valer mais de R$ 200,00 para absorver todas as elevações.

Confira a entrevista completa com o presidente da Aprosoja BA no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços da soja retomam fôlego e fecham 4ª em alta na Bolsa de Chicago, acompanhando o óleo
Preços da soja voltam a subir em Chicago nesta 4ª feira, acompanhando retomada do óleo
Soja: Preços têm leves baixas em Chicago nesta 4ª, dando sequência às perdas da sessão anterior
Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023