Palotina/PR já encerrou plantio da soja e agora avalia viabilidade de replantio em algumas áreas

Publicado em 29/10/2021 10:47 e atualizado em 29/10/2021 11:26
Região sofreu com chuva, vento e granizo, mas alto custo de produção e falta de disponibilidade de insumos pode inviabilizar replantio das lavouras que foram impactadas. Semeadura acabou mais cedo e deve garantir boa janela também para o milho safrinha
Edmilson Zabot - Vice-Pres. Sind. Rural de Palotina - PR

Podcast

Palotina/PR já encerrou plantio da soja e agora avalia viabilidade de replantio em algumas áreas

Vindo de uma safra de milho muito prejudicada por condições climáticas, os produtores de Palotina no Paraná já finalizaram o plantio da safra de soja 2021/22 cerca de 30 dias mais cedo do que o registrado na temporada passada.

Porém, com as lavouras já implementadas e germinando, a região enfrentou chuva forte, vento e granizo que prejudicaram muitas lavouras. O vice-presidente do Sindicato Rural de Palotina/PR, Edimilson Zabot, conta que haverá necessidade de alguns replantios.

Para estes produtores, a recomendação é esperar a germinação do restante das áreas para contabilizar a quantidade de plantas por metro quadrado e verificar a real necessidade e a viabilidade de se replantar a lavoura, já que os custos estão muito elevados e há relatos de falta de produtos no mercado.

A comercialização da safra também está diferente neste ciclo com produtores retraídos mesmo com preços elevados para venda.

Zabort aponta ainda que a janela para a segunda safra de milho será positiva após o adiantamento do plantio da soja e os produtores do município devem investir no cereal, que é essencial para abastecer a cadeia de proteínas animais da região.

Confira a entrevista completa com o vice-presidente do Sindicato Rural de Palotina/PR no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira