Soja se desenvolve bem em Sidrolândia/MS, mas alta pressão de lesmas e caramujos preocupa os produtores

Publicado em 29/11/2021 10:27 e atualizado em 02/12/2021 09:39
Pragas são de difícil controle e podem trazer prejuízos às lavouras. Mesmo assim expectativa é de boa produtividade e janela positiva para a safrinha de milho
Paulo Renato Stefanello - Presidente do Sindicato Rural de Sidrolândia/MS

Podcast

Soja se desenvolve bem em Sidrolândia/MS, mas alta pressão de lesmas e caramujos preocupa os produtores

Os produtores de Sidrolândia no Mato Grosso do Sul tiveram uma janela muito adequada para o plantio da safra de soja 2021/22, que ficou todo dentro do mês de outubro e com chuvas em volume necessário.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Sidrolândia/MS, Paulo Renato Stefanello, houve até excesso de precipitações em alguns pontos, que demandaram pequenos replantios, mas também contribuem com a recomposição do lençol freático que serve de segurança para secas mais à frente.

A grande preocupação neste momento é o alto índice de presença de lesmas e caramujos nas lavouras. A liderança destaca que não há moléculas específicas para o controle dessas pragas na soja, o que torna o controle destes invasores muito difícil. 

Mesmo com estes percalços, a expectativa do município é atingir bons índices de produtividade, já que as previsões para o restante do ciclo não apontam eventos de seca grave pela frente.

A safrinha de milho 2022 também deverá ser beneficia pelo plantio eficiente da soja. O presidente aponta que a colheita da soja deve começar no final de janeiro, se estender por fevereiro e acabar no começo de março, garantindo o término da semeadura do milho até o dia 10 de março.

Já do lado do mercado, as negociações estão mais lentas do que anos anteriores. Stefanello contabiliza as vendas antecipadas da soja em apenas 20% após os produtores perderem a grande alta de preços da safra passada. Na visão dele, essa situação é preocupante, pois com uma grande produção pela frente os preços podem cair no futuro.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Sidrolândia/MS no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira
Soja sem novidades em Chicago e a baixa demanda pelo grão americano promovem dia de muita oscilação, mas poucas mudanças no preços
Emater: Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul