Sorriso/MT registra alguma perda de produtividade no começo da colheita da soja, mas ainda espera safra positiva

Publicado em 14/01/2022 11:17
Primeiras lavouras sofreram mais com apodrecimento das vagens e quebra das hastes, mas expectativa é que o restante das áreas possa compensar essas perdas e ainda fechar a média de produtividade com 60 sacas por hectare
Silvano Felipetto - Pres. Sind. Rural Sorriso/MT

Podcast

Realidades da Safra - SOJA

A colheita da safra de soja 2021/22 já avançou para cerca de 20% das lavouras em Sorriso no Mato Grosso. Até o momento, as produtividades atingidas ficam entre 57 e 58 sacas por hectare, mas a expectativa é que a média final fique acima destes números.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Sorriso/MT, Silvano Felipetto, muitos produtores estão relatando problemas com o apodrecimento de grãos dentro das vagens e quebra das hastes que causa acamamento das plantas e dificulta a colheita. Isso tem reduzido as produtividades entre 3 e 30% no município.

Mesmo assim, a liderança ainda acredita em uma safra positiva com as próximas lavouras, que estão melhor desenvolvidas, ajudando a compensar essas perdas iniciais e atingindo média de produtividade final acima das 60 sacas por hectare.

A colheita deve se estender até o dia 25 de fevereiro e garantir assim uma ótima janela de plantio para a segunda safra de milho. O presidente aponta que o milho semeado até 15 de fevereiro tem mais chances de resultar em safra cheia, entre 15 e 25 de fevereiro em uma safra média e após esta data os riscos já são muito grandes.

Enquanto isso, os produtores do município já negociaram metade da produção esperada. Felipetto destaca que os preços praticados no mercado estão positivos e ressalta a importância dos produtores saber seus custos e focar na rentabilidade, mais do que nos valores em si.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Sorriso/MT no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS
Empresas da Índia cancelam importação de óleo de soja após alta no preço, dizem traders
Soja sobe levemente em Chicago nesta 5ª feira, esperando pelo USDA e monitorando notícias conhecidas
Soja fecha com quase 1% de baixa em Chicago nesta 4ª feira e deixa negócios no BR ainda mais limitados
Soja recua em Chicago nesta tarde de 4ª feira, acompanhando perdas de mais de 1% no óleo