Soja: Abiove ainda estima esmagamento maior este ano, mas reduz projeção das exportações com perdas de safra

Publicado em 28/01/2022 14:18 e atualizado em 28/01/2022 16:08
Apesar de um volume de matéria-prima bem menor do que o inicialmente estimado, associação afirma que haverá soja suficiente para atender o esmagamento e a demanda por farelo e óleo tanto interna, quanto externamente.
Daniel Amaral - Economista-chefe da Abiove

Podcast

Entrevista com Daniel Amaral - Economista-chefe da Abiove sobre a Seca no Sul diminui projeção da safra de soja


Abiove: Seca no Sul diminui projeção da safra de sojaem 4,2 milhões de toneladas 

São Paulo, 27 de janeiro de 2022 - A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) revisou suas projeções para o complexo soja no Brasil em 2022 e atualizou as estatísticas mensais até dezembro de 2021. 

Para 2022, a projeção da safra brasileira de soja sofreu novo corte, reflexo da seca na região Sul do País. Feita a partir das avaliações da inteligência de mercado de suas associadas, a nova projeção aponta para 135,8 milhões de toneladas de soja produzidas neste ano, queda de 4,2 milhões de toneladas sobre a última estimativa. 

Na avaliação da ABIOVE, a quebra de safra impactará a exportação do grão, com redução das 91,1 milhões de toneladas previstas anteriormente para 86,9 milhões de toneladas. Já o esmagamento projetado segue inalterado em 48 milhões de toneladas, acompanhado de aumento de 200 mil toneladas da exportação projetada de farelo de soja para 18,3 milhões de toneladas. 

Tabela: Abiove

Volumes de 2021 atualizados 

No mês de dezembro de 2021, o esmagamento ficou acima da média histórica para o período ao atingir 3,3 milhões de toneladas, para uma amostra representativa de 84,5% do processamento no Brasil. Corrigindo este volume amostral para compreender toda a cadeia produtiva da soja no País, o processamento alcançou 3,9 milhões de toneladas em dezembro de 2021. 

Em função deste resultado, a ABIOVE elevou sua estimativa de processamento para 47,0 milhões de toneladas em 2021. Também aumentou a produção estimada em 300 mil toneladas para 138,3 milhões de toneladas. Ao longo de fevereiro, a entidade consolidará os números finais da temporada. 

 

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira
Soja sem novidades em Chicago e a baixa demanda pelo grão americano promovem dia de muita oscilação, mas poucas mudanças no preços
Emater: Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul