Paraná deve colher 6,9 milhões de toneladas de soja a menos do que o esperado inicialmente, aponta Aprosoja PR

Publicado em 16/02/2022 14:59
Após perdas na safra de verão, presidente da entidade recomenda investimentos na segunda safra de milho para potencializar o teto produtivo e a rentabilidade na safrinha 2022
Márcio Bonesi - Presidente da Aprosoja PR

Podcast

Paraná deve colher 6,9 milhões de toneladas de soja a menos do que o esperado inicialmente, aponta Aprosoja PR

Ao longo do plantio da safra de soja 2021/22 a Aprosoja Paraná estimava a produção estadual de 20,9 milhões de toneladas, mas agora, com a colheita em andamento essa projeção já foi reduzida para 14 milhões de toneladas.

Segundo o presidente da Aprosoja PR, Márcio Bonesi, os meses de dezembro e janeiro foram complicados para o clima e isso afetou o desenvolvimento das lavouras que estão sendo colhidas entre 3,3 e 24,7 sacas por hectare na região de Goioerê, por exemplo, que costuma atingir entre 74 e 82 sc/ha.

Diante deste cenário, que tem seguro agrícola precisa ter agilidade no acionamento, já que a demanda por perícias está alta e os técnicos demoram para chegar às propriedades. A liderança também destaca que muitos contratos que já estavam fechados não vão conseguir ser cumpridos.

Ao mesmo tempo, o plantio da segunda safra de milho avança, mas ainda sem boas condições para o desenvolvimento das lavouras. O presidente ressalta a importância de o produtor buscar auxílio dos técnicos para verificar exatamente a janela de Zoneamento Agrícola de cada região para evitar plantios fora dos períodos recomendados que ficam sem seguro e com risco maior de problemas climáticos.

Por fim, Bonesi recomenda que os produtores invistam nesta segunda safra de milho, mesmo nesse momento de custos de produção elevados, a fim de aumentar as chances de ter altas produtividades e atingirem rentabilidade com o cereal.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Aprosoja PR no vídeo

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira