Colheita da soja avança em LEM/BA e produtividade é menor do que a da safra passada

Publicado em 21/03/2022 10:43
Muita chuva e pouca luminosidade em dezembro e janeiro prejudicaram o desenvolvimento das lavouras do Oeste baiano. Produtores já se preocupam com custos para safra 22/23 que impedem a conta de fechar nos atuais patamares de preços
Cícero José Teixeira - Presidente do Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães/BA

Podcast

Colheita da soja avança em LEM/BA e produtividade é menor do que a da safra passada

A região de Luís Eduardo Magalhães na Bahia passou por um dezembro de 2021 e um janeiro de 2022 muito chuvoso e com pouca luminosidade, o que impactou diretamente no desenvolvimento das plantas e no enchimento dos grãos da safra de soja 2021/22.

Segundo o produtor rural Cícero José Teixeira, a colheita já avançou para cerca de 60% das lavouras e têm resultado em produtividades menores do que as da safra passada, quando a média ficou entre 65 e 66 sacas por hectare.

Olhando para o mercado, o produtor destaca que a situação da safra 21/22 já está consolidada, com preços bons aparecendo ao longo do ciclo, mas a questão é preocupante para a temporada 2022/23. 

Nos cálculos de Teixeira, a soja com preços de R$ 185,00 a saca não fecha a conta para a safra 22/23 diante das grandes elevações nos custos de produção. Somente de fertilizantes, por exemplo, os custos estão representando até 57 sacas por hectare, o que inviabiliza as finanças.

Confira a íntegra da entrevista com o produtor rural de Luís Eduardo Magalhães/BA.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira