Diante de prêmio elevado para soja convencional, área cultivada deve crescer 34% no Mato Grosso em 22/23

Publicado em 13/09/2022 10:53
Opções de variedades e resistências também estão maiores para produtores que optarem por este cultivo que tem forte mercado comprador na Europa
Odilon Lemos - Pesquisador da Embrapa e diretor técnico do Instituto Soja Livre

Podcast

Diante de prêmio elevado para soja convencional, área cultivada deve crescer 34% no Mato Grosso em 22/23

Para a safra de soja 2022/23 a área de soja convencional deverá crescer nos principais estados produtores. No Mato Grosso, responsável por 49,85% da soja convencional brasileira, o crescimento de área será de 34,6% saindo de 365,2 mil hectares em 21/22 para 491,6 mil. O Paraná também deve crescer dos anteriores 211,5 mil hectares para 264,3 mil, aumento de 24,9%. 

Segundo o pesquisador da Embrapa e diretor técnico do Instituto Soja Livre, Odilon Lemos, o principal fator que motiva este aumento é a elevação dos patamares pagos no prêmio da soja convencional. Além disso, a disponibilidade de novas cultivares mais produtivas e resistentes também estimula o cultivo. 

Lemos explica que, para fazer a transição da soja transgênica para a convencional, os produtores precisam estar muito atentos para manter a segregação entre os dois cultivos em todas as etapas da cadeia como transporte e limpeza de caminhões. 

O principal destino da soja convencional brasileira é a Europa, que possui mercado consolidado demandante deste tipo de produto, e algumas empresas brasileiras. 

Confira a entrevista completa com o pesquisador da Embrapa e diretor técnico do Instituto Soja Livre no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS
Empresas da Índia cancelam importação de óleo de soja após alta no preço, dizem traders
Soja sobe levemente em Chicago nesta 5ª feira, esperando pelo USDA e monitorando notícias conhecidas
Soja fecha com quase 1% de baixa em Chicago nesta 4ª feira e deixa negócios no BR ainda mais limitados
Soja recua em Chicago nesta tarde de 4ª feira, acompanhando perdas de mais de 1% no óleo