Sem chuva para o plantio da soja, janela ideal se aproxima do fim com apenas 10% de semeadura em Cristalina/GO

Publicado em 08/11/2022 14:49 e atualizado em 08/11/2022 16:12
Produtores esperavam precipitações neste final de semana para correr contra o tempo, já que melhor período de plantio se encerra no dia 15 de novembro
Alécio Maróstica - Presidente Sindicato Rural de Cristalina - GO

Podcast

Sem chuva para o plantio da soja, janela ideal se aproxima do fim com apenas 10% de semeadura em Cristalina/GO

Neste mesmo período de 2021, os produtores de Cristalina em Goiás já estavam finalizando o plantio da soja. Porém, em 2022 as atividades estão apenas no início, já que somente os 10% de lavouras irrigadas conseguiram plantar diante da falta de chuvas. 

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Cristalina/GO, Alécio Maróstica, existe previsão de chuvas entre domingo e segunda-feira, mas a janela ideal de plantio se encerra no próximo dia 15 de novembro. Depois dessa data o potencial produtivo é reduzido e as complicações se estendem também para a safrinha de milho em 2023. 

Diante de toda essa incerteza, apenas trocas por insumos foram realizadas e as vendas futuras estão travadas, com poucos produtores se arriscando a comercializar. 

Outro assunto que preocupam os produtores da região é a possibilidade de o governo do estado instituir taxações ao agro goiano. Na visão de Maróstica, isso iria prejudicar ainda mais os produtores em um ano já difícil com custos elevados e preços de venda incertos. 

Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Cristalina/GO no vídeo

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Chicago sem convicção deve trabalhar entre os US$12,00 e US$12,80 esperando por novidades nas exportações e na safra americana
Vazio sanitário da soja começa no dia 27 de junho em Goiás
Soja fecha no vermelho em Chicago, com leve recuo, enquanto óleo tem ligeiros ganhos nesta 4ª
Vazio sanitário da soja terá escalonamento conforme as regiões do Estado
Conab: Produção de grãos no estado de SP deve chegar a 9,21 milhões de toneladas