Com plantio da soja praticamente encerrado, novembro e dezembro serão definidores de produtividade no Mato Grosso

Publicado em 21/11/2022 14:41
Imea aponta consolidação de plantio de 11,8 milhões de hectares e projeta produtividade média de 59 sacas por hectare, dentro das médias históricas. Vendas avançaram nos últimos dois meses, mas seguem atrás de anos anteriores
Cleiton Gauer - Superintendente do Imea

Podcast

Com plantio da soja praticamente encerrado, novembro e dezembro serão definidores de produtividade no Mato Grosso

 

O plantio da safra de soja 2022/23 está próximo do fim no Mato Grosso, restando apenas algumas áreas das regiões Nordeste e Sudeste do estado, localidades que costumam plantar mais tarde do que outras. 

Segundo o superintendente do Imea, Cleiton Gauer, o ritmo foi parecido com o da safra passada e agora a reta final de novembro e o mês de dezembro serão essenciais para a definição da produtividade dos 11,8 milhões de hectares semeados, 3% mais do que em 2021/22. 

Até o momento, a estimativa do Instituto é de uma média de produtividade na casa das 59 sacas por hectare, patamar dentro da média histórica mato-grossense. 

De olho no mercado, Gauer destaca que as vendas avançaram nos últimos dois meses, mas seguem atrasadas com relação à safra passada com apenas 32% da projeção de produção já comercializada, contra 45% do mesmo período de 2021. 

Confira a íntegra da entrevista com o superintendente do Imea no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja inverte o sinal em Chicago e perde mais de 1% na tarde desta 6ª feira
Em Chicago, preços da soja têm novas altas nesta 6ª feira, entre fundamentos e cenário externo
Colheita de soja no RS alcança 10% da área, mas segue atrás da média histórica
Colheita da soja alcança 10% da área cultivada no RS
Preços da soja sobem nos portos do BR e voltam a superar os R$ 130/sc com leves ganhos em Chicago e dólar em alta
JBS vê custos do milho em alta em 2026 e cenário "baixista" para farelo de soja, diz CEO