Plantio da soja está atrasado em MG e produtores seguram vendas diante de preços menores do que o esperado

Publicado em 01/12/2022 14:37
Expectativa é de volta das chuvas em dezembro, o que ainda garantiria uma safra positiva e com aumento de produtividade. De olho no mercado, Aprosoja MG recomenda atenção ao dólar e mira na média de preço positiva
Fábio Salles Meirelles Filho - Presidente da Aprosoja/MG

O plantio da safra de soja 2022/23 está atrasado em Minas Gerais e está em 80% do total até este momento diante da falta de chuvas para a semeadura. A expectativa é que as precipitações possam se normalizar a partir deste mês de dezembro. 

Segundo o presidente da Aprosoja MG, Fábio Salles Meirelles Filho, a expectativa ainda é de superar a média de produtividade de 59 sacas por hectare e atingir 60 ou 61, talvez até 62 sacas por hectare neste atual ciclo. 

Pensando na soja, a preocupação fica por conta da comercialização, que está lenta diante de preços menores do que os necessários para cobrir os altos custos de produção registrados na temporada. 

Outro temor dos produtores mineiros fica por conta da segunda safra de milho de 2023, que terá janela de plantio muito apertada e previsão de chuvas escassas. Sendo assim, é possível que a área de milho diminua em detrimento de um aumento do sorgo. 

Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Aprosoja MG no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado da soja tem viés baixista até mesmo no longo prazo; margens no BR podem ser ainda menores em 26/27
Soja inverte o sinal em Chicago e perde mais de 1% na tarde desta 6ª feira
Em Chicago, preços da soja têm novas altas nesta 6ª feira, entre fundamentos e cenário externo
Colheita de soja no RS alcança 10% da área, mas segue atrás da média histórica
Colheita da soja alcança 10% da área cultivada no RS
Preços da soja sobem nos portos do BR e voltam a superar os R$ 130/sc com leves ganhos em Chicago e dólar em alta