Rio Verde/GO está com chuva abaixo da média e já espera redução na produtividade da soja

Publicado em 06/12/2022 11:22
Médias de colheita ficou entre 60 e 63 sacas por hectare nos últimos anos, mas deverá ser menor no ciclo 22/23, que terá colheita começando entre 15 e 18 de janeiro. Produtor também está receoso com relação ao mercado e vendeu menos volumes antecipados do que em safras passadas
Everaldo Pereira - Vice-Presidente do Sind. Rural de Rio Verde/GO

Podcast

Rio Verde/GO está com chuva abaixo da média e já espera redução na produtividade da soja

 

A safra de soja 2022/23 começou com chuva chegando mais cedo em Rio Verde em Goiás e plantio iniciando já em setembro. Porém, a segunda quinzena de outubro já foi menos chuvosa e novembro registrou seca em boa parte da região. 

Sendo assim, o vice-presidente do Sindicato Rural de Rio Verde/GO, Everaldo Pereira, afirma que as produtividades deste ciclo dificilmente repetirão a média entre 60 e 63 sacas por hectare registrada nas temporadas anteriores, que tiveram clima positivo para a cultura. 

As previsões até mostram uma melhoria da distribuição de precipitações daqui para frente, o que mantem a necessidade do produtor se atentar para o monitoramento e controle de doenças como Ferrugem Asiática e Antracnose. 

De olho no mercado, a liderança classifica as negociações antecipadas de 35% do volume previsto como atrasadas em relação aos anos anteriores diante de custos de produção extremamente elevados e preços que cederam dos R$ 160,00 para R$ 152,00. 

A notícia positiva fica por conta do calendário para a sequência das atividades. Pereira acredita que a colheita da soja deverá começar entre 15 e 18 de janeiro e garantir uma janela adequada para o plantio da segunda safra de milho em 2023. 

Confira a íntegra da entrevista com o vice-presidente do Sindicato Rural de Rio Verde/Go no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira
Safra recorde: Biond Agro projeta mais de 176 milhões de toneladas de soja no Brasil em 2025/26