Soja plantada antes de outubro chuvoso deve produzir 40 sc/ha em Francisco Beltrão/PR

Publicado em 05/01/2023 14:40
Já as áreas semeadas após este período ainda devem render até 80 sc/ha, mas afetar janela de plantio para safrinha de milho
Albino Poposki - Presidente do Sind. Rural de Francisco Beltrão/PR

Podcast

Soja plantada antes de outubro chuvoso deve produzir 40 sc/ha em Francisco Beltrão/PR

 

O mês de outubro foi muito chuvoso em Francisco Beltrão no Paraná, com 600 mm acumulados e dividindo as lavouras desta safra de soja 2022/23 em duas realidades distintas. 

O presidente do Sindicato Rural de Francisco Beltrão/PR, Albino Poposki, conta que as áreas plantadas ainda em setembro sofreram muito com o excesso de precipitações, encharcamento e erosão e agora devem produzir entre 40 e 50 sacas por hectare. Já as semeadas após as chuvas, estão se desenvolvendo bem e podem produzir até 80 sc/ha. 

Outro impacto das chuvas foi o atraso no plantio, que vai encurtar a janela de plantio da segunda safra de milho e pode levar os produtores do município repensarem suas estratégias. A liderança opina que não vale a pena plantar milho fora da janela e que os produtores devem optar por plantas de cobertura e em se preparar para lavouras de inverno ou já para a safra 2023/24. 

Olhando para o mercado, Poposki aponta que as vendas desta safra de soja estão paralisadas com produtores aguardando momentos mais próximos da colheita. Os preços de hoje entre R$ 163,00 e R$ 167,00 viabilizam apenas alguns negócios em trocas por insumos. 

Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Francisco Beltrão/PR no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha estável em Chicago, enquanto produtor no Brasil mira disparada do dólar nesta 4ª
Soja continua subindo em Chicago nesta 4ª, em novo dia de altas generalizadas para as agrícolas
Soja fecha com mais de 13 pts de alta em Chicago com dados do USDA mostrando consumo forte e estoques apertados nos EUA para 26/27
USDA estima safra 26/27 de soja do BR em 186 mi de t e exportações de mais de 117 mi; números serão revisados
Anec eleva estimativas de exportação de soja e farelo do Brasil em maio
Soja intensifica altas em Chicago acompanhando óleo e trigo nesta 3ª