Melhor distribuição das chuvas contribuiu para aumento dos casos de Ferrugem Asiática na soja

Publicado em 27/01/2023 14:34
Safra 22/23 já registra 124 focos identificados pela Embrapa contra 59 do mesmo período da temporada 21/22
Cláudia Vieira Godoy - Pesquisadora Embrapa Soja

Podcast

Melhor distribuição das chuvas contribuiu para aumento dos casos de Ferrugem Asiática na soja

Até este momento, a safra de soja 2022/23 acumula 124 registros de casos de Ferrugem Asiática no Brasil, de acordo com o Consórcio Antiferrugem da Embrapa. No mesmo período da temporada passada, eram apenas 59 casos identificados. 

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Soja, Cláudia Vieira Godoy, neste ciclo a chuva foi mais distribuída, o que favoreceu o desenvolvimento das lavouras, mas também propiciou um cenário mais positivo para a dispersão dos esporos da doença. 

Com 50% das lavouras na fase de enchimento de grãos, Godoy destaca que os produtores que têm lavouras mais atrasadas terão maior dificuldade para controlar a doença, e devem apostar em produtos com maior eficácia e uso de multisítios. 

Confira a entrevista completa com a pesquisadora da Embrapa Soja no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produtor de MT vendeu quase metade da safra de soja, aponta Imea
Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago, dólar perde os R$ 5,20 e preços sentem no Brasil
USDA informa venda de mais de 260 mil t de soja para a China
AgRural: Com colheita de soja em 16% no Brasil, RS segue como maior preocupação
Soja/Cepea: Cotações se estabilizam neste começo de mês
Soja inicia semana se ajustando e realizando lucros nesta 2ª em Chicago, na espera pelo novo USDA