São Borja/RS já perdeu 80% da soja e Sindicato Rural vê irrigação como a solução no futuro

Publicado em 13/02/2023 14:35
Desde agosto chove menos do que a média histórica e lavouras de soja estão com tamanho e estande muito baixos. Engenheiro agrônomo do Sindicato Rural do município elenca a irrigação como a chave para mitigar novas situações como essa nas safras que virão pela frente
Albano Antônio Strieder - Engenheiro Agrônomo do Sindicato Rural de São Borja/RS

Podcast

São Borja/RS já perdeu 80% da soja e Sindicato Rural vê irrigação como a solução no futuro

Desde agosto de 2022, a região de São Borja no Rio Grande registra chuvas abaixo das médias históricas. Somente no período entre novembro e janeiro, quando eram esperados 400 mm acumulados, as precipitações somaram apenas 122 mm. 

Segundo análise do engenheiro agrônomo do Sindicato Rural de São Borja/RS, Albano Antônio Strieder, a germinação das lavouras já não foi boa e diminuiu a população e o tamanho das plantas. Agora, o potencial produtivo já foi reduzido em 80% da média esperada, sem contar que 10% das áreas ficaram sem plantio. 

O agrônomo relata que, mesmo com as chuvas previstas para terça e quarta-feira as lavouras não devem se recuperar. 

A solução para essas situações, de acordo com Strieder, passa pelo aumento da irrigação na região, mediante mais liberações de autorização por parte das entidades e órgãos governamentais. 

Confira a íntegra da entrevista com o engenheiro agrônomo do Sindicato Rural de São Borja/RS no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Apesar do USDA "baixista", soja sobe em Chicago nesta 3ª, esperando números mais pesados
Exportação de soja do Brasil em junho fica abaixo do previsto devido à chuva, aponta Anec
Soja opera em campo positivo na Bolsa de Chicago, apesar do USDA e da baixa do óleo
Soja segue recuando em Chicago nesta tarde de 3ª feira, esperando pelos números do USDA
Safra recorde de soja faz preço do óleo despencar 10,2% em 2026, aponta APAS
Após queda forte na sessão anterior, soja trabalha com estabilidade em Chicago à espera do USDA