Colheita da soja começa lenta, mas promissora em Itambé/PR

Publicado em 16/02/2023 10:57
Primeiras lavouras produziram até 80 sacas por hectare e média final tende a ser positiva e ajudar produtor a começar a se recuperar após sequência de temporadas frustradas
Nivaldo Forastieri - Produtor Rural e Diretor da Foraster Agro

Podcast

Colheita da soja começa lenta, mas promissora em Itambé/PR

 

A colheita da soja 22/23 ainda está se iniciando em Itambé no Paraná, mas os primeiros resultados e a expectativa de produtividade média são positivos, após boas condições climáticas ajudarem no desenvolvimento das lavouras. 

O produtor rural e consultor no agro, Nivaldo Forastieri, conta que as chuvas quase diárias atrasam a colheita e a dessecação das lavouras, mas as primeiras áreas produziram entre 70 e 80 sacas por hectare, o que sustenta a projeção de produtividade média final entre 65 e 70 sc/ha. 

Após acumularem grandes perdas pela falta de chuva nas duas últimas safras de soja 20/21 e 21/22, além de prejuízos por seca e geadas no milho 2021 e por cigarrinhas em 2022, uma boa colheita é fundamental para os produtores da região começarem a ser recuperar desses prejuízos. 

Já pensando na sequência da segunda safra de milho, Forastieri destaca que o plantio vai adentrar no mês de março, o que aumenta o risco de seca e geadas ao longo do ciclo da cultura. Mesmo assim, a aposta na região deve ser no cereal. 

Confira a íntegra da entrevista com o produtor rural e consultor no agro no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira
Safra recorde: Biond Agro projeta mais de 176 milhões de toneladas de soja no Brasil em 2025/26
USDA informa nova venda de soja para China com volumes da safra 26/27
Agrural: Estimativa de produção de soja sobe; colheita começa em áreas pontuais