Chuva paralisa colheita da soja em Campo Mourão/PR com produtividades elevadas, mas reduz plantio do milho

Publicado em 13/03/2023 14:54
Até o momento, 50% das lavouras foram colhidas e apresentaram boas produtividades. Reflexo do atraso foi a diminuição do plantio de milho e a migração para culturas de inverno como trigo e aveia
Cézar Bronzel - Pres. do Sindicato Patronal Rural de Campo Mourão/PR

Podcast

Chuva paralisa colheita da soja em Campo Mourão/PR com produtividades elevadas, mas reduz plantio do milho

 

A colheita da soja chegou à metade em Campo Mourão no Paraná e foi paralisada pelo excesso de chuvas. Apesar deste atraso e do alongamento do ciclo das plantas em cerca de 20 dias, as produtividades registradas até o momento estão positivas. 

O Presidente do Sindicato Patronal Rural de Campo Mourão/PR, Cézar Bronzel, relata que a primeira metade das lavouras produziu, em média, 74 sacas por hectare, com picos de até 82 sc/ha. 

O problema, pensando na soja, fica por conta da comercialização. A liderança destaca que os preços estão recuando, neste momento ao redor de R$ 151,00 no balcão e que os produtores optam por segurar as vendas na esperança de que as perdas do Rio Grande do Sul e da Argentina reflitam em valorização das cotações. 

Já para a segunda safra de milho, este atraso da soja será bastante negativo. Bronzel conta que o zoneamento agrícola da região já se encerrou e que muitos produtores que não conseguiram finalizar o plantio do milho, vão optar por migrar para o plantio de culturas de inverno como trigo e aveia. 

Confira a íntegra da entrevista com o Presidente do Sindicato Patronal Rural de Campo Mourão/PR no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Apesar dos primeiros números da nova safra americana, USDA desta sexta não traça tendência; mercado vai focar em clima e inflação/dólar
StoneX cortou a estimativa de produção de soja 23/24 do Rio Grande do Sul em 3 milhões de toneladas
StoneX reduz previsão para safra de soja do RS em 3 mi t após enchentes
Na esteira do trigo e dos derivados, soja sobe em Chicago nesta 6ª; mercados aguardam o USDA
AgResource reduz previsão de safra de soja do Brasil citando perdas no RS