Colheita da soja em MG ainda não acabou e Aprosoja recomenda não arriscar milho fora de janela

Publicado em 23/03/2023 11:35
Ainda restam 20% das lavouras de soja para serem colhidas e plantio da safrinha de milho segue com boas chuvas no momento. Porém, previsão é de corte das precipitações e alto risco para o milho semeado fora da época ideal
Fábio Salles Meirelles Filho - Presidente da Aprosoja/MG

Podcast

Colheita da soja em MG ainda não acabou e Aprosoja recomenda não arriscar milho fora de janela

Com 20% das lavouras de soja ainda em campo, a colheita segue avançando em Minas Gerais e apresentando resultados irregulares, já que algumas regiões tiveram excesso de chuvas e outras tiveram falta dela. 

De acordo com o Presidente da Aprosoja MG, Fábio Salles Meirelles Filho, a produtividade média final deverá ser menor do que a esperada inicialmente, mas ainda atingir um bom patamar e repetir os números da safra passada, que teve média de 59 sacas por hectare. 

Ao mesmo tempo, o plantio da segunda safra de milho ainda segue acontecendo no estado, mesmo após o término da janela ideal de cultivo, se aproveitando do prolongamento das chuvas. Porém, as previsões apontam corte das precipitações ainda em março, o que pode inviabilizar o desenvolvimento das áreas mais tardias. 

Sendo assim, a recomendação da entidade é que o produtor que ainda não plantou no milho não se arrisque com o cultivo e aposte em semear plantas de cobertura, já pensando em se preparar para a próxima safra 2023/24. 

Outra preocupação para os produtores mineiro é o mercado, que tem trazido redução nos preços pagos pela soja. Meirelles Filho destaca que alguns produtores estão optando por segurar as vendas esperando uma futura valorização das cotações, mas que nem todos conseguem fazer este movimento devido a necessidade de pagar as contas da safra. 

Confira a íntegra da entrevista com o Presidente da Aprosoja MG no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS