Santa Catarina deve ter a maior produção de soja da história para o Estado em 2023, chegando a 3 milhões de toneladas

Publicado em 06/04/2023 10:54 e atualizado em 06/04/2023 11:43
Especialista pontua que, além do clima ter contribuído, o Estado vem registrando aumento da área plantada ano a ano
Haroldo Elias Tavares - Analista Centro de Socioeconomia e Plan. Agrícola da Epagri

Podcast

Santa Catarina deve ter a maior produção de soja da história para o Estado em 2023, chegando a 3 milhões de toneladas

Este ano de 2023 deve ser próspero para a produção de soja em Santa Catarina, segundo Haroldo Tavares Elias, analista de socioeconomia da Epagri/Cepa. A produção da oleaginosa deve atingir a casa das 3 milhões de toneladas, número recorde desde que a série histórica foi iniciada em 2012. A atual safra conta com cerca de 50% das áreas já colhidas.

De acordo com Elias, além de o clima ter contribuído na maior parte do período de desenvolvimento das plantas, há o fator do aumento da área de cultivo, estimava entre 3% a 4% a cada ano. "Atualmente temos cerca de 750 mil hectares no Estado dedicados à soja", explica. As médias de produtividade em algumas áreas do Estado estão chegando a 100 sacas por hectare, conforme pontua o especialista. 

Com esta quantidade de soja sendo colhida, o analista da Epagri aponta que em algumas regiões de Santa Catarina, como o Planalto Norte, por exemplo, já sofrem com problemas de armazenamento. "Havia já algum volume de soja da safra anterior, e com a colheita em andamento, há relatos de silos cheios. Temos também filas de caminhões com destino ao porto São Francisco para exportação da soja", disse.

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS