Crop Tour: Soja em Fortier, no Canadá, já sinaliza condições melhores de porte e produtividade; Gladstone tem apenas bom aspecto

Publicado em 28/08/2023 17:38 e atualizado em 28/08/2023 19:29
Região já tem melhores condições de umidade de solo e porte das lavouras. O que chamou a atenção foi a maior pressão de pragas, como grilos nos campos, e muitas folhas comidas. Em Gladstone, in loco é possível registrar que as chuvas foram insuficientes para o local e a produtividade no local deve ser menor do que o potencial que poderia alcançar. 
Ginaldo de Sousa

A safra de soja do Canadá está fortemente marcada pela irregularidade, com estimativas de produtividade pelo time do crop tour  do Grupo Labhoro e Notícias Agrícolas variando de 30 até 68 sacas por hectare entre as principais regiões produtoras, como foi o caso do registrado em Fortier, ainda na província de Manitoba. 

"Aqui é a região da soja, toda essa província é coberta por soja, milho e trigo, evidentemente. Essa é a melhor lavoura vista até agora, uma lavoura de porte grande", relata Ginaldo Sousa, diretor geral do Grupo Labhoro. "É a melhor soja vista até agora. O solo está úmido, boa produção e estamos felizes em ver que os canadeneses também têm alta tecnologia, bom comando e bom manejo de solo". 

São lavouras de 16 a 17 entrenós por planta, lavouras que se assemelham a boas lavouras de soja no Brasil, como explica Gustavo Santana, produtor rural de Guaíra/SP e um dos participantes do tour. 

Já a contestação, como pontua Claudio Pinheiro, produtor rural em Rio Verde/GO, é a alta pressão de algumas pragas, como grilos, por exemplo. "Temos visto muito grilo nas lavouras e folhas comidas. Mas, a produtividade estimada aqui está bem importante, bem boa. 

Em Gladstone, apesar de bom aspecto das lavouras, in loco é possível registrar que as chuvas foram insuficientes para o local e a produtividade no local deve ser menor do que o potencial que poderia alcançar. 

Na sequência, veja fotos de lavouras de soja na região: 

Por: Carla Mendes e Daniel Olivi
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS