Tendência de menos demanda chinesa por soja pode pesar nos preços em 2024, alerta consultoria

Publicado em 26/10/2023 16:55
Agrinvest comenta cenário preocupante da economia da China e destaca importância dos próximos 15 dias para definir produção brasileira
Eduardo Vanin - Analista de Mercado da Agrinvest

A quinta-feira (26) se encerrou com movimentações negativas para a soja na Bolsa de Chicago (CBOT), que sentiu a pressão vinda do mercado financeiro, que deixou as Bolsas norte-americanas em queda pelo sétimo dia, conforme explicou o analista de mercado da Agrinvest, Eduardo Vanin. 

Já para o produtor brasileiro que está no início da safra de soja 2023/24, Vanin destacou um cenário de equilíbrio muito delicado entre oferta e demanda. 

Por um lado, o analista ressalta a importância dos próximos 15 dias na definição do potencial produtivo da soja brasileira, já que parte do país sofre com o clima para plantio e desenvolvimento das lavouras. 

Por outro, o quadro econômico da China não é animador diante de aumento do desemprego e queda dos salários. Sendo assim, a demanda chinesa por grãos pode não continuar crescendo e trazer pressão negativa para os preços no Brasil. 

Confira a íntegra da entrevista com o analista de mercado da Agrinvest no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS
Empresas da Índia cancelam importação de óleo de soja após alta no preço, dizem traders
Soja sobe levemente em Chicago nesta 5ª feira, esperando pelo USDA e monitorando notícias conhecidas
Soja fecha com quase 1% de baixa em Chicago nesta 4ª feira e deixa negócios no BR ainda mais limitados
Soja recua em Chicago nesta tarde de 4ª feira, acompanhando perdas de mais de 1% no óleo