Semeadura da soja em Cascavel (PR) praticamente terminou, mas onda de calor preocupa produtores

Publicado em 16/11/2023 10:50 e atualizado em 16/11/2023 11:28
Calor excessivo pode adiantar ciclo da oleaginosa, além de proporcionar condições para surgimento de doenças fúngicasa
Modesto Félix - Vice-Presidente do Sindicato Rural de Cascavel/PR
Podcast

Semeadura da soja em Cascavel (PR) praticamente terminou, mas onda de calor preocupa produtores

Em Cascavel, no Paraná, o plantio da soja já está praticamente finalizado, faltando áreas pontuais de acabamento, segundo o vice-presidente do Sindicato Rural local, Modesto Félix Daga. Ele conta que as chuvas em bons volumes e bem distribuídas em setembro e parte de outubro favoreceram os trabalhos.

Atualmente, entre 60% a 70% das lavouras do Município estão em fase vegetativa, entre 1% a 2% em fase de emergência e o restante, em floração, conforme explica a liderança. Apesar do bom desenvolvimento, há a preocupação com a onda se calor que pode adiantar alguns ciclos da soja. Mais do que isso, a umidade e as altas temperaturas podem favorecer as doenças fúngicas. "O produtor precisa ficar atento e não perder as datas das aplicações", disse. 

Ainda de acordo com Daga, as negociações de contratos antecipados em Cascavel estão lentas, uma vez que os produtores anseiam por uma melhora nos preços da oleaginosa, de olho na safra brasileira, mas também no que acontece nos campos nos Estados Unidos e na Argentina. 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prêmios da soja disparam na primeira quinzena de maio, atingem maior patamar do ano e sinalizam oferta mais curta no Brasil
Colheita de soja do RS atinge 85% da área; Emater vê "drástica" redução na qualidade
Soja do RS: Tamanho das perdas do que poderia ser a melhor safra da história ainda é uma grande incógnita
Bolsa reduz previsão de safra de soja da Argentina; colheita atinge 63,7% da área
Em Campo Belo do Sul (SC), chuvas desde o início de maio causam perdas de quase um terço na safra de soja, aponta lidereança