Plantio da soja já deveria ter finalizado há um mês em Rondônia, mas escassez de chuvas penalizaram produtor

Publicado em 30/11/2023 10:44 e atualizado em 30/11/2023 14:37
Atraso vai motivar redução de cerca de 30% nas áreas de milho safrinha e nos investimentos em tecnologia para a cultura do cereal
Vicente Godinho - Pesquisador da Embrapa Rondônia e Membro da Aprosoja/RO
Podcast

Plantio da soja já deveria ter finalizado há um mês em Rondônia, mas escassez de chuvas penalizaram produtor

A semeadura da soja em Rondônia já passa dos 80% das áreas dedicadas à cultura, segunbdo o pesqusiador da Embrapa Rondônia e membro da Aprosoja do Estado, Vicente Godinho. Entretanto, a escassez de chuvas causou atraso, e o plantio deveria ter sido finalizado há cerca de 20 a 30 dias, de acordo com ele. 

Godinho aponta que este atraso tem prejudicado o desenvolvimento das plantas, e com o uso neste ano de variedades de ciclo curto, somada a esta condição climática incomum para o Estado, não se tem ideia ainda de quanto podem chegar as perdas. 

Outro ponto destacado pelo pesquisador é a janela da safrinha de milho, que deve ser atrasada também. "Tem gente que vai começar a plantar a soja agora. Com isso, a safrinha de milho para o ano que vem deverá ser com menor investimento em tecnologia, e a área também deve diminuir em torno de 30%", afirmou.

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja se mantém no patamar dos R$ 150 nos portos do BR, apesar de realização de lucros em Chicago
Soja recua em Chicago nesta 3ª feira após altas expressivas e melhora nas lavouras dos EUA
Mesmo mais cara, soja dos EUA atrai China por 'política' e logística, mas Brasil garante janela firme e prêmios altos
Soja dispara mais de 20 pontos em Chicago e renova máximas em nove semanas nesta 2ª feira
Importações de soja dos EUA pela China caem 21% em junho; embarques do Brasil sobem 14%
Soja/Cepea: Demanda por farelo impulsiona cotações no BR e nos EUA